Receita Federal faz a maior apreensão do ano de mercadorias estrangeiras
Foto: Divulgação/Receita Federal

Contrabando e descaminho

Receita Federal faz a maior apreensão do ano de mercadorias estrangeiras

Segurança por Luciana Peña em 20/10/2021 - 11:31

Foram apreendidos até smartphones de última geração que não estão à venda em lojas físicas do Brasil. Os donos das mercadorias têm 20 dias para apresentar nota fiscal e requisitar a devolução dos produtos.

Nesta quarta-feira (20), a Receita Federal encerrou o processo de deslacração e contagem de mercadorias estrangeiras que estavam num ônibus apreendido por servidores no dia 30 de setembro no posto da Polícia Rodoviária Estadual em Floresta.

O flagrante foi possível após informações obtidas pelo setor de inteligência da Receita Federal.

O ônibus levava 16 passageiros da região de Medianeira para São Paulo.
As mercadorias de origem estrangeira estavam no bagageiro do ônibus, Parte das mercadorias estava identificada, mas o restante não.

O motorista não tinha autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para a viagem e também não havia lista de passageiros e nem notas fiscais. Indícios de descaminho ou contrabando.

Foram apreendidos eletrônicos, artigos de informática, smartphones, cigarros eletrônicos, perfumes, vinhos, relógios, óculos, brinquedos e outros.

Os fiscais decidiram levar o ônibus para o depósito da Receita para retenção, lacração e posterior análise. Os passageiros foram liberados.

Nesta quarta-feira (20), após os procedimentos necessários, os fiscais contabilizaram um total de R$ 1,5 mi em mercadorias. Foi a maior apreensão, num só veículo, realizada pela Receita Federal de Maringá em 2021.

E chamou a atenção que entre as mercadorias estavam aparelhos do Iphone 13, que nem as lojas físicas do Brasil têm para a venda.

Como explica o assessor de Comunicação da Receita Federal de Maringá, Marcos Luchiancenkol. [ouça o áudio acima]

Os cigarros apreendidos serão incinerados.

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade