Recebi o 13º salário, e agora?
Foto ilustrativa: Fotocomp \ Freepik

Economia

Recebi o 13º salário, e agora?

Economia por Letícia Tristão em 14/11/2022 - 14:05

Ter a sensação de que o dinheiro está sobrando pode ser perigoso. O consumidor que age por impulso pode gastar mais do que necessário e entrar em  2023 com dívidas.

O 13º salário é um alívio para muitas famílias e uma injeção de ânimo para os comerciantes, já que o impacto econômico desse valor “a mais” circulando no mercado é grande.

Mas como aproveitar melhor esse recurso? A maneira como é feita a administração desse dinheiro vai determinar se o 13º será um respiro nas contas, ou uma dor de cabeça no futuro.

E considerando que o número de paranaenses endividados aumentou, vale ligar o alerta. Segundo pesquisa da Fecomércio e CNC, 95,8% dos paranaenses tinham algum tipo de dívida em outubro deste ano. Esse é o segundo pior indicador da série histórica da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, iniciada em 2010. O cartão de crédito continuou sendo o vilão das dívidas: 84,1%.

Quando o assunto é 13° salário, a primeira dica dos economistas é sempre quitar as dívidas e pagar as contas fixas para depois pensar em investir em algo a mais, como uma viagem. Foi o que recomendou a colunista do CBN Economia Regional, Juliana Franco. [ouça o áudio acima]

Mas a dica de manter o pé no chão para não estourar o orçamento também é dada pelos analistas comportamentais. Quem tem tendência ao consumismo pode não pensar direito e, de repente, acabou o dinheiro.

Reprogramar os pensamentos é fundamental para não acabar se enrolando em dívidas. Não significa que o recurso não pode ser usado para benefício próprio, mas, de acordo com a psicóloga Elise de Cnop, agir por impulso e exagerar nas compras acabam gerando sentimento de culpa. [ouça o áudio acima]

Em Maringá, o 13º vai injetar mais de R$ 500 milhões neste fim de ano. Mais da metade desse valor é proveniente da iniciativa privada.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade