Quem espera sapato de defunto acaba morrendo descalço
Pixabay

Opinião

Quem espera sapato de defunto acaba morrendo descalço

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 11/12/2020 - 08:26

Um amigo, lembrou estes dias de uma frase que sua mãe sempre dizia, “Quem espera sapato de defunto morre descalço". Corretíssimo. Pessoas para serem sábias nem sempre precisam ter estudo. A vida já é um grande aprendizado. Desde que nossas experiências sirvam de lição e estejamos dispostos a aprender.

Por trás desta frase uma lição, ou a gente vai atrás daquilo que precisamos na vida ou ninguém fará por nós. Não adianta ficar esperando que algo aconteça, que alguém resolva nossos problemas, A “herança” tão esperada que ilusoriamente enche os olhos do possível herdeiro. Alguém que deseja fazer, o que a justa afirmação expressa, “festa com o chapéu dos outros”.

E não são poucos os que esperam e morrem esperando. Por isso, é preciso agir. Buscar e fazer com que aquilo que pretendemos seja fruto dos nossos atos e das nossas escolhas. Traçar um caminho autêntico, feito pelas nossas próprias mãos. Assumir o que pretendemos e agir.

Comum perceber as pessoas comprando ideias que não são suas, reproduzindo modelos da felicidade milagrosa em forma de receita. Nada disso funciona. Não há receita pronta para uma vida que é só nossa e a nós cabe dar a ela um sentido e um significado. Ninguém é responsável por nós, a não ser nós mesmos. 

Logo, nestes tempos onde todos vivemos consequências de uma pandemia que alterou nossas vidas, a solução tem que ser feita por nós. Não podemos transferir a responsabilidade a mais ninguém. Aprender a construir soluções e não alimentar problemas e nos colocamos na condição de eternos pedintes. Nos especializamos na arte de pedir sem nada a oferecer. 

Enfim, pare de olhar o sapato de defunto e arrume um jeito de não andar mais descalço enquanto ainda está vivo. 

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade