Quebra de safra pode  chegar a 20% no Mato Grosso

CBN Rural

Quebra de safra pode chegar a 20% no Mato Grosso

CBN Rural por Rogério Recco em 20/12/2023 - 16:40

Maior produtor nacional de soja, o estado do Mato Grosso vem enfrentando dificuldades com o clima. A falta de chuvas não apenas atrasou o plantio em algumas regiões, como está prejudicando as que se encontram em desenvolvimento.

De acordo com César de Castro Alves, gerente de consultoria Agro do Itaú BBA, em entrevista ao CBN Rural, as perdas já estão sendo estimadas em cerca de 20% e a situação por lá deve impactar também a produção de milho de inverno, por causa da janela curta de plantio, afetando o setor de proteína animal, principalmente aves e suínos, que dependem do cereal.

Para o gerente, a boa safra de soja da Argentina, onde vem chovendo regularmente, deve servir como fiel da balança para nortear os preços da oleaginosa. Mas ele preferiu não comentar, ainda, sobre que efeitos podem ter as medidas tomadas pelo novo governo de Javier Milei, em relação ao agronegócio.

Perguntando sobre os biocombustíveis, Alves destacou que o Brasil tem diante de si a oportunidade de se tornar um grande produtor e suprir os mercados, inclusive com o produto para aviação.

Quer enviar uma sugestão ou pergunta para o CBN Rural? Fazer contato com Rogério Recco? Envie a sua mensagem para o WhatsApp da CBN Maringá. O número é (44) 99877 9550.

Acompanhe CBN Rural de segunda a sexta, às 07h20 e às 15h40

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade