Este ano, os contribuintes tiveram um mês a mais para prestar as contas com o leão. Mas, os maringaenses parecem estar mais folgados este ano.
Faltam menos de duas semanas para o fim do prazo para envio da declaração do Imposto de Renda, o percentual de contribuintes que enviaram a declaração está abaixo do esperado pela Receita Federal.
Até essa quarta-feira (17), 72 mil maringaenses haviam prestado as contas com o leão. A Receita Federal de Maringá espera receber entre 124 mil e 128 mil declarações este ano.
Mas é nos últimos dias que o percentual aumenta, e tem que aumentar, afinal, perder o prazo significa pagar multa.
Nos últimos dias para o fim do prazo, a correria é também nos escritórios de contabilidade. O contador Alécio Pimenta diz que os clientes ainda estão enviando as documentações. Ele reforça para não deixar para última hora, o site pode estar instável. No momento da declaração do IR, o contribuinte pode destinar parte do imposto devido para fundos assistenciais, como o FIA e Lei Rouanet. [ouça o áudio acima]
Na hora de preencher a declaração é importante ficar atento para não esquecer detalhes e acabar caindo na malha fina, reforçou o assessor de comunicação da Receita Federal de Maringá, Marcos Luchiancenkol. [ouça o áudio acima]
O envio da declaração do imposto de renda pode ser feito até dia 31 de maio, no site da Receita Federal.