Quase no fim do prazo, metade dos maringaenses ainda não enviaram a declaração

18/05/2023 / Atualizado em 24/10/2025 Por Letícia Tristão
Quase no fim do prazo, metade dos maringaenses ainda não enviaram a declaração

A Receita Federal de Maringá espera receber 128 mil declarações até o final do prazo, 31 de maio. A orientação é não deixar para última hora e evitar transtornos como instabilidade do site ou falta de documentação. 

Este ano, os contribuintes tiveram um mês a mais para prestar as contas com o leão. Mas, os maringaenses parecem estar mais folgados este ano.

Faltam menos de duas semanas para o fim do prazo para envio da declaração do Imposto de Renda, o percentual de contribuintes que enviaram a declaração está abaixo do esperado pela Receita Federal.

Até essa quarta-feira (17), 72 mil maringaenses haviam prestado as contas com o leão. A Receita Federal de Maringá espera receber entre 124 mil e 128 mil declarações este ano.

Mas é nos últimos dias que o percentual aumenta, e tem que aumentar, afinal, perder o prazo significa pagar multa.

Nos últimos dias para o fim do prazo, a correria é também nos escritórios de contabilidade. O contador Alécio Pimenta diz que os clientes ainda estão enviando as documentações. Ele reforça para não deixar para última hora, o site pode estar instável. No momento da declaração do IR, o contribuinte pode destinar parte do imposto devido para fundos assistenciais, como o FIA e Lei Rouanet. [ouça o áudio acima]

Na hora de preencher a declaração é importante ficar atento para não esquecer detalhes e acabar caindo na malha fina, reforçou o assessor de comunicação da Receita Federal de Maringá, Marcos Luchiancenkol. [ouça o áudio acima]

O envio da declaração do imposto de renda pode ser feito até dia 31 de maio, no site da Receita Federal.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550