Quando cada um dá o valor que quer a vida que tem, quanto ela vale?
Pixabay

Opinião

Quando cada um dá o valor que quer a vida que tem, quanto ela vale?

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 19/10/2020 - 08:37

Quer fazer contato com Gilson Aguiar, encaminhar uma sugestão? Envie uma mensagem para o WhatsApp da CBN Maringá. O número é (44) 99877 9550.

Sofremos de muitas coisas neste mundo. Uma delas é de não perceber as pessoas que estão à nossa volta são. Não entender que cada um de nós tem uma percepção diferente do mundo que vive. Por mais que a convivência entre nós exija regras comuns. O ser humano é movido por escolhas, ela tem seu preço. Porém, o valor depende dos envolvidos. 

O que nos move a trabalhar todos os dias? Claro que você pode me dizer, pagar as contas. Será? Viver se tornou a mediocridade de cumprir compromissos assumidos para continuar vivo. Se for assim, a espera de que a morte nos leve é mais uma esperança do que a busca intensa de adiar o encontro com o fim, o que a grande maioria das pessoas expressa.

A vida tem que ter uma coisa chamada significado. E ter um significado e um sentido é viver para buscá-los. Logo, morrer por uma causa dá sentido à vida, viver sem causa nenhuma não. Talvez por isso a vida para algumas pessoas vale tão pouco. O desprezo pela vida humana é a proporção do quanto a nossa tem valor. 

Por que tantas pessoas colocam a vida em risco sem motivo algum ou pelo motivo mais tolo que possa existir. Uma discussão por algo sem valor, um risco ao beber e dirigir embriagado, um excesso cometido todos os dias cavando a própria morte pelo mau hábito. O que move um ser humano? 

Nos fins de semana há sempre o relato dos excessos das pessoas. Mortes no trânsito, um assassinato por um crime passional, uma discussão por algo tolo que leva a morte. Depois, tarde demais, sabemos que não teria sentido ter feito o que se fez, mas também não há como desfazer o mal feito. Feita a escolha, praticada a ação, não há mais como desfazer. O que se pode é aprender com a experiência errada, desde que possamos sobreviver a ela. 

Logo, temos que refletir um pouco o que move a vida. Quais atos dão significado ao que fazemos. E o que queremos ter ao final de um longa jornada. Cada passo dado é uma oportunidade de nos direcionarmos há um determinado lugar. Se não temos escolha, então, podemos andar a esmo e nunca chegar a lugar algum. Assim, se a caminha for interrompida por algum excesso ou por ter sido excessivo, não se perdeu nada.  

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade