Quadro para as eleições do Paraná vai se definindo a 12 dias do prazo
Acompanhe O Assunto é política com Diniz Neto, de segunda a sexta, às 09h40 e às 14h20 (foto: Letícia Tristão/CBN Maringá)

O Assunto é Política

Quadro para as eleições do Paraná vai se definindo a 12 dias do prazo

O Assunto é Política por Diniz Neto em 27/03/2018 - 10:16

TEMPO Faltam 194 dias para 7 de outubro. 6 meses e 6 dias.

DECISÃO DO GOVERNADOR BETO RICHA.

O governador Beto Richa anunciou, no começo da tarde de ontem, que deixará o governo do Paraná, para ser candidato ao Senado, pelo PSDB.

Ele também confirmou que a vice-governadora, Cida Borghetti, assumirá o governo, no dia 6 de abril. Cida será a primeira mulher a governar o Paraná.

Beto Richa fez um breve relato das principais realizações do seu governo. O maior desafio foi a aprovação do projeto de equilíbrio fiscal, em 2015.

O governador afirmou que valeu a pena o esforço, pois o equilíbrio nas contas coloca o Paraná, hoje, como uma referência positiva entre os estados.

RICARDO BARROS VOLTA À CÂMARA DOS DEPUTADOS.

Ricardo Barros deixará hoje o Ministério da Saúde. Foi uma gestão de 684 dias, ou seja, 1 ano, 10 meses e 15 dias.

Sua saída deve ser oficializada durante cerimônia que será realizada hoje, às 16 horas, no Palácio do Planalto, com a presidente Michel Temer.
Serão condecorados com a Ordem do Mérito Médico médicos que se destacam na sua atuação.

A gestão de Ricardo Barros a frente do Ministério da Saúde surpreendeu. Enfrentou problemas crônicos e fez mudanças. Medidas que adotou, inclusive de controle, levaram a uma economia de R$ 5 bilhões. Os recursos foram reaplicados em áreas e projetos prioritários.
Um deles: a informatização e interligação de todos os postos de saúde do Brasil com o Ministério da Saúde. Está em andamento.
O Brasil tem 40.600 postos de saúde, em 5.570 municípios.

REUMATOLOGISTA DE MARINGÁ RECEBE MÉRITO MÉDICO.
O médico Marco Antonio Araújo da Rocha Loures, professor do curso de Medicina da UEM, mestrando, pesquisador, presidente da Sociedade Paranaense de Reumatologia, receberá hoje a Ordem do Mérito Médico.
Um dos seus projetos, na Sociedade Paranaense de Reumatologia, é a informação à população sobre o que é reumatismo. Não é uma doença apenas, são mais de 200, estudadas, pesquisas e tradas pela reumatologia.

Ele faz parte de grupos de estudos da Sociedade Brasileira de Reumatologia. Um dos seus últimos trabalhos foi a elaboração das “Diretrizes da Sociedade Brasileira de Reumatologia para diagnóstico e tratamento de osteoporose em homens”, um trabalho da Comissão de Doenças Osteometabólicas e Osteoporose da SBR, integrada por reumatologistas de diversas universidades do país.

APOIOS AOS PRÉ-CANDIDATOS

A vice-governadora Cida Borghetti será a primeira mulher a governar o Paraná, a partir do dia 6 de abril. Ela também é pré-candidata ao governo.
Ontem mesmo o PSB declarou, formalmente, apoio à sua candidatura.
Muitas publicações recentes trouxeram informações sobre os apoios prévios anunciados.

Considerando o tempo de televisão, para a campanha, que é de 12 minutos, Cida teria, confirmados os apoios até agora anunciados, mais de 5 minutos.

Pela ordem vem Osmar Dias, PT e PCdoB (que deverá ter candidato) e Ratinho Júnior.

Todos estes apoios precisam, agora ser confirmados. Nas convenções, entre 20 de julho e 5 agosto, estas pré-definições precisam se tornar oficiais.

A DEFINIÇÃO DE OSMAR DIAS.

Ontem o senador Alvaro Dias disse, em entrevista a emissora de rádio de Curitiba, que só apoiará Osmar Dias para governador se ele vier para o Podemos.

Depois da entrevista eles se reuniram.

Faltam 12 dias para 7 de abril, data limite para as filiações partidárias.

Vamos acompanhar.

Muito interessante, aliás, sobre o Podemos, foi a confidência de Alvaro Dias, na reunião do partido, na semana passada, em Curitiba, que espera a filiação do prefeito de Maringá, Ulisses Maia, no seu partido.

DIVERSAS INFORMAÇÕES:

SEXTA-FEIRA. O presidente da Paranaprevidência, Wilson Quinteiro, deixará o cargo na sexta-feira, dia 30. Ele é pré-candidato a deputado estadual pelo PSDB.

VISITA. O Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU-PR), Ronaldo Duschenes, esteve ontem em Maringá. Com o arquiteto Aníbal Verri, do IAB, foi recebido pelo prefeito Ulisses Maia.

CONCURSO PÚBLICO. Na reunião, Ulisses Maia confirmou que abrirá um concurso público para escolha de um projeto de revitalização da praça Napoleão Moreira da Silva.

Entidades da arquitetura e engenharia, com apoio de profissionais de Maringá, defende que o prefeito Ulisses Maia adote o concurso público como modalidade preferencial de licitação de projetos.
A diferença é que o concurso público avalia, além do menor preço, os aspectos técnicos dos projetos, que são deixados de lado nas licitações convencionais, onde só conta o menor preço.

Isto termina, por vezes, sendo um fator determinante para os aditivos nas obras, muitos deles motivados por omissões dos projetos.

PARCÃO. O Parque dos Animais Domésticos, promessa de campanha, será aberto no Maringá Velho.

NA INTERNET. Outro compromisso também está em vias de ser cumprido. Nos próximos dias a agenda dos secretários será disponibilizada na internet.

DIA 31. O Movimento Brasil Limpo, de Maringá, que articulou as primeiras manifestações de Maringá, faz mobilização para grande manifestação, no dia 31 de março, às 14 horas, na praça da Catedral.

RESULTADOS. O movimento maringaense foi o primeiro a mobilizar aqui, inclusive em março de 2016, que teve o maior público proporcional à população, no Brasil.

HARVARD Anderson Alarcon, advogado, procurador-geral da União dos Vereadores do Brasil (UVB) e embaixador nacional da Constituição em Miúdos, participará da Brazil Conference, dias 6 e 7 de abril, na Universidade de Harvard/M.I.T., em Boston/Cambridge, Massachusetts, EUA.
Alarcon coordenará intercâmbio e doação da Constituição em Miúdos para grupos de pesquisa da Universidade de Harvard e M.I.T.

Quer fazer contato com o jornalista Diniz Neto, encaminhar uma sugestão? Envie e-mail para oassuntoepolitica@cbnmaringa.com.br ou mande uma mensagem para o WhatsApp da CBN Maringá. O número é (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade