TEMPO Neste dia 23 de julho estamos a 76 dias do primeiro turno das eleições. O período em que as convenções podem ser realizadas começou na sexta-feira, 20 de julho, e prosseguirá até dia 5 de agosto.
PSD CONFIRMA RATINHO JÚNIOR CANDIDATO A GOVERNADOR
O PSD realizou a sua convenção no sábado, no Paraná Clube. Foi um grande evento, com quase 4 mil pessoas. O partido confirmou a candidatura de Ratinho Junior a governador do Paraná.
Também realizaram convenções o PSC e o PV, confirmando apoio ao PSD e seu candidato.
Não foram decididas as coligações, nem os candidatos a vice e ao Senado.
As coligações serão fechadas até 5 de agosto.
Outros partidos devem fazer parte da coligação na majoritária e compor coligações nas proporcionais.
MDB INDICA REQUIÃO AO SENADO E COLIGAÇÃO COM PDT
O MDB indicou Roberto Requião ao Senador e abriu prazo para coligação com o PDT. A convenção do PDT deverá será realizada no dia 4 de agosto. Mas o senador disse que o partido terá candidato ao governo, com ou sem coligação.
Ele também abriu possibilidade de lançamento de um segundo nome ao Senado.
Coligações e candidaturas ficaram em aberto
PROS E PMB DECIDEM APOIO A CIDA E ALEX CANZIANI
O PROS (Partido Republicano da Ordem Social) o PMB (Partido da Mulher Brasileira) realizaram convenção conjunta, no sábado (21). Os dois partidos oficializaram o apoio à reeleição da governadora do Paraná, Cida Borghetti (PP) e aprovaram ainda o apoio à candidatura ao senado do atual deputado federal, Alex Canziani.
TRÊS PARTIDOS JÁ LANÇARAM CANDIDATOS A PRESIDENTE
Na sexta-feira, primeiro dia para as convenções partidárias, PDT, PSC e PSTU confirmaram Ciro Gomes, Paulo Rabello e Vera Lúcia candidatos à Presidência da República.
A largada dos três partidos foi dada sem a definição dos vices e coligações. As definições ficam para frente e podem ser anunciadas até o dia 5 de agosto.
Ciro Gomes e o PDT buscam o apoio do PSB e PCdoB. O Solidariedade estuda se fica com Alckimin ou vai com Ciro.
CENTRÃO COM ALCKIN
A frente de partidos de centro deverá reunir PSDB, Progressistas, Democratas, PSD, PR e PRB, apoiando Geraldo Alckimin. Solidariedade e outros partidos podem vir também.
O grupo indicou Josué Gomes, filho do ex-vice-presidente José Alencar, do PR, para vice de Geraldo Alckimin. A definição terá que ocorrer nas convenções partidárias.
PODEMOS TENTA FECHAR BLOCO COM NOVE PARTIDOS
Nove partidos negociam a formação de uma coligação em torno da candidatura de Alvaro Dias (Podemos) à Presidência. A articulação é liderada pela presidente da sigla, deputada Renata Abreu (SP).
Participam das tratativas, além do Podemos, os partidos Avante, DC, Patriota, PSC, Pros, PRP, PRTB e PTC. Juntas, as legendas são representadas por 46 deputados na Câmara e 7 senadores.
REDE Marina Silva, da Rede Sustentabilidade, também busca o apoio do PSB e conversa com Pros e PMN.
Uma informação importante: o Podemos realizou ontem convenção, em São Paulo. O partido decidiu apoiar o governador de São Paulo, Márcio França, à reeleição. O governador esteve na convenção, que lançou Mario Covas Neto ao Senado.
A convenção do PSB de São Paulo será realizada no dia 4 de agosto, mesmo dia da convenção nacional do Podemos, marcada para Curitiba.
CONVENÇÕES AGENDADAS
- PSOL, fará a convenção dia 27 de julho, na sede da APP-Sindicato, em Curitiba.
- PT, 28 de julho, na sede do partido, em Curitiba.
- PMN, 28 de julho, em Curitiba.
- REDE SUSTENTABILIDADE, 29 de julho, Curitiba.
- PDT, 4 de agosto, no Hotel Nacional Inn, em Curitiba.
- PODEMOS, convenção pré-agendada para o dia 4 de agosto.
- PSDB, pré-agendada para 4 de agosto.
- PROGRESSISTAS, será definida para 4 ou 5 de agosto.