Prova para transferência para a UFPR será realizada em quatro cidades
Foto: Divulgação/UFPR

Provar 2023

Prova para transferência para a UFPR será realizada em quatro cidades

Educação por Fernanda Sordi Michels em 03/10/2022 - 14:00

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) vai aplicar uma prova para os estudantes que desejam se transferir para a instituição. São 534 vagas disponíveis para quatro cidades. As inscrições devem ser feitas até o dia 31 de outubro

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) está com inscrições abertas para quem quer ingressar na instituição em 2023. São oferecidas 534 vagas para transferência. A prova da modalidade Transferência do Programa de Ocupação de Vagas Remanescentes (PROVAR 2023) será realizada em quatro cidades: Curitiba, Paranaguá, Toledo e Maringá.

As vagas estão distribuídas em 88 cursos, em 6 campi da UFPR. O local de prova será determinado de acordo com o curso escolhido. Cursos com sede em Curitiba: prova em Curitiba; Cursos com sede em Matinhos e Pontal do Paraná: prova em Paranaguá; Cursos com sede em Palotina e Toledo: prova em Toledo: Cursos com sede em Jandaia do Sul: prova em Maringá.

A prova será realizada no dia 11 de dezembro e terá 60 questões objetivas, sendo 11 de Língua Portuguesa, 7 de Língua Estrangeira Moderna (Inglês), e 7 de cada uma das seguintes disciplinas: Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia e História.

A maior parte das vagas (65%) é para cursos em Curitiba. São 346 vagas, em 63 cursos. As outras oportunidades são: 27 em Matinhos, 114 em Jandaia do Sul, 27 em Palotina, 19 em Pontal do Paraná e 1 em Toledo.

O Provar foi criado em 2003, com o objetivo de preencher vagas ociosas, provenientes de abandono de curso, cancelamento a pedido, transferência para outras instituições, reopção de curso e mudança de turno, habilitação e campus.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas no período de 30 de setembro até o meio-dia de 31 de outubro, exclusivamente pelo site no Núcleo de Concursos da UFPR (nc.ufpr.br). A taxa é de R$ 160,00.

Poderão solicitar isenção de taxa candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou que comprovem renda familiar per capita de no máximo um salário mínimo e meio e, cumulativamente, tenham cursado o ensino médio integralmente em escola pública.

As solicitações de isenção devem ser feitas entre 30 de setembro e 7 de outubro, em formulário específico no site: servicos.nc.ufpr.br

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade