Projeto de lei autoriza venda de cerveja artesanal em feiras de Maringá

Conteúdo de marca

Projeto de lei autoriza venda de cerveja artesanal em feiras de Maringá

Conteúdo de marca por Redação em 26/03/2024 - 14:00

Vereadores aprovaram a proposta com 13 votos favoráveis nesta terça-feira (26).

As grandes conquistas dos últimos anos e as recentes premiações das cervejarias de Maringá foram os incentivos para o projeto de lei do vereador Manoel Sobrinho, aprovado na sessão de hoje na Câmara de Vereadores de Maringá. A proposta autoriza a venda de cervejas nas feiras livres da cidade. Fabricantes de cervejas especiais e representantes do Núcleo das Cervejarias de Maringá (Nucem) estavam presentes.

“A tradição cervejeira da cidade transformou a cerveja artesanal em um recurso turístico de Maringá, o que incentivou a criação desta lei de apoio ao setor”, explicou o parlamentar. “Maringá se tornou uma referência nacional quando se fala em cerveja. Isso também gera mais empregos, beneficia o turismo e movimenta a economia do município”, complementou Flávio Mantovani, durante a sessão.

O texto proposto pelo vereador altera parte da redação do Regulamento da Feira Livre (Lei Municipal n. 1.858/84), que proíbe, entre outras coisas, a venda de bebidas alcoólicas. A ideia é autorizar a venda somente das cervejas artesanais produzidas em Maringá por estabelecimentos devidamente registrados no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Para o vereador, a nova legislação visa valorizar a produção local de cervejas artesanais e fomentar o turismo e o comércio. “O maringaense é um frequentador assíduo das feiras livres, por isso, nada mais justo do que permitir que a população tenha acesso também nesses locais aos produtos que se destacam na cidade”, diz.

Segundo o projeto, as normas para a comercialização dos produtos, assim como os critérios de seleção das cervejarias, serão definidos e divulgados pela Secretaria de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar (Setrab).

Para Marcos Schiavoni, proprietário da Sabores do Malte, eleita a melhor cervejaria do Brasil no último Concurso Brasileiro de Cervejas (CBC), a satisfação é enorme. “Ver o poder público contribuindo com o nosso setor mostra o quanto as cervejarias são importantes para a nossa cidade, tanto para a economia quanto para o turismo. É um grande avanço”, complementou Schiavoni, que também é diretor do Núcleo das Cervejarias de Maringá.

"Conteúdo de responsabilidade do anunciante"

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade