Projeto dá desconto em IPTU para veículos emplacados em Sarandi
Imagem Ilustrativa | Foto: Arquivo/AEN

Minha placa é Sarandi

Projeto dá desconto em IPTU para veículos emplacados em Sarandi

Política por Luciana Peña em 20/09/2021 - 13:09

Os vereadores de Sarandi votam nesta segunda-feira (20), um projeto que dá desconto no IPTU do ano seguinte ao emplacamento ou transferência do veículo. O objetivo é evitar a ‘fuga tributária’ de IPVA. Sarandi tem 64 mil veículos. O autor do projeto estima que o número real seja maior. 

Muita gente mora em Sarandi, mas trabalha em outras cidades, como Maringá. Por isso, estima-se que muitos veículos, de moradores de Sarandi, sejam emplacados em outras cidades.

Esse número é importante porque é com base nele que a Secretaria de Fazenda do Paraná vai destinar metade da arrecadação com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Foi pensando nisso que o vereador Eunildo Zanquim, o Nildão, presidente da Câmara Municipal de Sarandi, apresentou um projeto de lei dando desconto no IPTU para proprietários de veículos emplacados no município. O valor do desconto é de 50% do IPVA pago pelo contribuinte.

O projeto foi aprovado em primeira discussão e será votado nesta segunda-feira (20) em segunda discussão. O vereador diz que o objetivo é incentivar o morador a emplacar ou transferir o veículo para a cidade, evitando a fuga tributária. [ouça o áudio acima]

De acordo com dados de julho do Detran Paraná, Sarandi tem um frota total de 64.304 veículos. O Código Brasileiro de Trânsito, no artigo 123, diz que é obrigatória a expedição de um novo Certificado de Registro de Veículo quando o proprietário mudar de município. Em tese, todos os moradores de Sarandi, que possuem veículo, são obrigados a registrar o automóvel na cidade. Caso contrário, a punição é uma multa de R$ 88,38 e quatro pontos na carteira de habilitação.

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade