Profissões ligadas à tecnologia terão maior crescimento até 2023, diz Senai
Imagem Ilustrativa/https://vjoon.com

Indústria 4.0

Profissões ligadas à tecnologia terão maior crescimento até 2023, diz Senai

Tecnologia por Carina Bernardino em 13/08/2019 - 16:50

Atividades relacionadas a operação de robôs, especialistas em programas computacionais e pesquisadores de engenharia estão no topo das ocupações que devem despontar no mercado de trabalho.

O técnico em eletrônica Henrique Braz Garcia trabalha na área desde 1992 em Maringá, mas em 2018 resolveu voltar para sala de aula. A capacitação em desenvolvimento de sistema 4.0 atende à demanda da 4ª Revolução Industrial e abre novas possibilidades no mercado de trabalho. 
Essa nova demanda citada por Garcia está sendo acompanhada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.

De acordo com o Senai, pelo menos 30 novas ocupações devem surgir em 10 anos. Dados do Mapa do Trabalho Industrial 2019-2023 apontam que as profissões que mais crescerão nos próximos quatro anos são voltadas à indústria, para tornar os processos produtivos mais rápidos e eficientes. Atividades ligadas a operação de robôs, especialistas em programas computacionais e pesquisadores de engenharia estão no topo das ocupações que devem despontar no mercado de trabalho. No Senai CTM em Maringá, são quatro cursos voltados para o atendimento da nova demanda. As aulas do curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas 4.0, por exemplo, começam em outubro.

A capacitação será de dois anos. Outras oportunidades são na área de Automação Industrial, Eletrônica e Mecatrônica. O coordenador de cursos técnicos e de aprendizagem de TI da unidade, Kleber Lopes Petry, diz que o novo cenário exige novas habilidades dos atuais e futuros profissionais.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade