Profissionais da educação de Maringá aprovam indicativo de greve
Em assembleia realizada na noite dessa quarta-feira (14), profissionais de educação de Maringá votaram pelo indicarivo de greve (Foto: Equipe GMC Online)

Salário

Profissionais da educação de Maringá aprovam indicativo de greve

Educação por Letícia Tristão em 15/09/2022 - 10:25

O sindicato que representa a categoria pede que a administração municipal aplique o reajuste salarial de 33,24% determinado pelo Governo Federal. A prefeitura diz que a portaria publicada pela União que trata sobre o percentual de reajuste não tem validade e que esse aumento faria ultrapassar o limite do município de gasto com pessoal. 

O indicativo de greve foi aprovado por professores e educadores de Maringá para o dia 29 de setembro. A categoria tomou a decisão em assembleia realizada nessa quarta-feira (14).

O impasse com a administração municipal está ocorrendo há meses. Na avaliação do Sismmar, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Maringá, a prefeitura não está cumprindo o piso do magistério. O Governo Federal deu reajuste de 33,24% para a categoria no início do ano. Com isso, o salário foi para R $3.845,63.

A Prefeitura de Maringá reajustou o salário dos servidores da educação em 10,6%, o que, segundo o sindicato, aproximou o valor do piso nacional. Mas o Sismmar afirma que ainda há defasagem de 9,22% para os professores e 61% para os educadores infantis.

O sindicato publicou um vídeo nas redes sociais afirmando que a administração não apresentou proposta que atendesse a categoria. Por isso o indicativo de greve foi aprovado. [ouça o áudio acima]

Por meio de nota, a Prefeitura de Maringá afirmou que “conforme determina a Constituição Federal, apenas a portaria emitida pelo governo federal para o reajuste salarial não tem validade”.

Sobre o salário dos educadores infantis, a nota da administração diz que “não há piso salarial regulamentado para a função.”

A nota afirma ainda que “o índice de gastos com pessoal do município atingiu 46,02% em agosto de 2022.” E que se atender o aumento para as categorias, “o índice atingiria 54,83%, ultrapassando o limite previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal.”

Ainda segundo o sindicato, Maringá possuí 3.454 professores que atendem cerca de 40 mil alunos.


Leia na íntegra a nota divulgada pelo município:

A Prefeitura de Maringá discute constantemente melhorias, dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal e do teto estabelecido pelo limite prudencial, para promover avanços para as diversas categorias, atendendo a pauta histórica de reivindicações dos servidores.
Em relação ao piso salarial dos professores, o município destaca que, conforme determina a Constituição Federal, apenas a portaria emitida pelo governo federal para o reajuste salarial não tem validade. Esse benefício deve ser feito, obrigatoriamente, por lei específica. Entretanto, a Prefeitura de Maringá já paga hoje aos professores um salário acima do referido piso nacional. Em relação aos educadores infantis, a gestão reforça que não há piso salarial regulamentado para a função. No entanto, a prefeitura reconhece a necessidade de avanços para essa e mais algumas categorias do funcionalismo público.
Considerando que já há aos professores o pagamento de salário acima do referido piso, o município se coloca à disposição para analisar os avanços possíveis no momento atual para os educadores, que apresentam uma defasagem salarial histórica, incluindo a possibilidade da criação de uma comissão com representantes da categoria para analisar quais reivindicações, dentro do atual cenário do limite prudencial, podem ser atendidas.
O índice de gastos com pessoal do município atingiu 46,02% em agosto de 2022. Considerando a previsão de gastos obrigatórios para 2023, o atendimento dos pedidos da Comissão de Revisão e a pauta de aumento para as categorias dos professores e educadores infantis, o índice atingiria 54,83%, ultrapassando o limite previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade