"Profetas" são típicos da crise
CBN Maringá

Opinião

"Profetas" são típicos da crise

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 19/02/2021 - 09:04

Basta a coisa ficar difícil e atingir um grande número de pessoas que os salvadores aparecem. A figura que explica de forma simples o complexo e aponta com uma certeza aparente o caminho da superação. Cuidado!

Crer em saídas milagrosas vem de um ambiente cultural de forte religiosidade. O messianismo que nos formou e orientou ao longo do tempo nos estimula a esperar um “santo”. Esquecemos que as coisas humanas são problemas dos seres humanos. 

Se considerando iluminados e com uma linguagem simples, rebaixam a lógica da complexidade da crise à uma disputa entre o bem e o mal. Roubam de todos a possibilidade de crescer na compreensão das coisas, rebaixam o raciocínio do que merece elevação.

Não há explicação simples para problemas complexos, a não ser se o limite de nossa percepção é a superficialidade. Enxergar a aparência das coisas e analisar pelo senso comum pode gerar aparente apoio e uma falsa verdade. 

Por isso, aposto no conhecimento científico, na visão racional. A ciência pode não ter todas as respostas, mas raramente engana com as respostas que tem.  Já, o messiânico demagogo que está em tantos lugares é um traidor nato, em especial da verdade. 

Nas empresas, por exemplo, as lideranças demagógicas são constantes e letais. Seus interesses imediatos promovem uma sensação de avanço e resposta. Contudo, não há superação do problema e sim remediação ou reação insensata. 

Aposte na racionalidade. Ela pode não ter todas as respostas, mas evita ações precipitadas.

Quer fazer contato com Gilson Aguiar, encaminhar uma sugestão? Envie uma mensagem para o WhatsApp da CBN Maringá. O número é (44) 99877 9550.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade