Professores são fundamentais, mestres são essenciais
Pixabay

Opinião

Professores são fundamentais, mestres são essenciais

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 15/10/2020 - 07:57

Não temas o mal, apenas aprenda o bem.

Sou professor há mais de 30 anos. Não sou o único com este tempo no currículo. Calculo que tenham muitos outros com o mesmo tempo de sala de aula. Eu já estive diante de muitas experiências agradáveis e desagradáveis. Já fui agredido, como um em cada dois professores neste país. Já pensei em desistir da profissão pela desilusão e remuneração, como muitos desistem. 

Não sou hipócrita para dizer que a profissão docente é uma doação, entrega, o tal do sacerdócio. É uma escolha profissional e deve ser vista assim. Há quem faz o mal como professor e quem só o é por não ter outra escolha, também quem faz o bem e seria professor independente de qualquer coisa. 

Há que se diferenciar porém os que exercem a profissão, bem ou mal, e os que se realizam nela, sentem a intensidade de educar. E para isso, não precisam estar em sala de aula. Podem e devem ser educadores onde quer que estejam, independente da relação que tenham e com quem ela seja. Educar não tem hora e nem lugar.

Sempre confundimos o professor com o conhecimento, o aprendizado da verdade, da ciência. Aquele que nos passa o tal do conteúdo acadêmico. A gente só se esquece que a educação que vai além da sala de aula, dá sentido ao que se aprende. E isto não está no currículo escolar. A educação que faz do ser humano alguém mais humano e íntegro, que usa do saber acadêmico como ferramenta para o exercício da dignidade e para propagar nas pessoas o interesse pela vida. 

Sabedoria é a palavra, esta é a grande conquista que devemos buscar. O equilíbrio entre as experiências que temos, o que conhecemos, a função da razão e emoção. Estabelecer um diálogo para que possamos realizar uma ação que vá além de nós, que deixe um legado, que faça o bem para o maior número de pessoas possível. Porém, este é o ensinamento dos mestres. Os quais muitos são professores e outros estão convivendo conosco todos os dias. 

Quer fazer contato com Gilson Aguiar, encaminhar uma sugestão? Envie uma mensagem para o WhatsApp da CBN Maringá. O número é (44) 99877 9550.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade