Professores da rede municipal de ensino de Umuarama entram em greve
Foto: Divulgação/SISPUMU

Região

Professores da rede municipal de ensino de Umuarama entram em greve

Paraná por Victor Ramalho em 28/04/2022 - 14:43

Eles pedem o pagamento do piso nacional do magistério. Conforme o Sindicato dos Servidores Públicos de Umuarama (SISPUMU), 95% dos professores filiados aderiram à paralisação.

Professores da rede municipal de ensino em Umuarama (a 164 quilômetros de Maringá) iniciaram nessa quarta-feira (27) uma paralisação das atividades. Eles pedem que o município reajuste o salário da categoria seguindo o piso nacional do magistério.

Conforme o Sindicato dos Servidores Públicos de Umuarama (SISPUMU), cerca de 95% dos 970 professores filiados aderiram à greve. Atualmente, o piso nacional do magistério é de R$ 3.845,63, segundo uma portaria do Governo Federal.

No entanto, conforme o sindicato, o vencimento dos professores da rede pública de Umuarama não foi reajustado em 2022. Uma comissão de professores e demais representantes do órgão se reuniu com a Prefeitura de Umuarama nessa quarta-feira (27) para uma negociação, porém, as partes ainda não chegaram em um acordo, diz a secretária-geral do Sindicato dos Servidores Públicos de Umuarama, Cristiane de Fátima Silveira. [ouça no áudio acima]

A paralisação segue nesta quinta-feira (28). Um grupo de professores se reuniu em manifestação em frente ao Paço Municipal.

Segundo a Prefeitura de Umuarama , as aulas no município seguem normalmente para turmas onde os professores não aderiram à greve. Na quarta-feira (27), primeiro dia do movimento, 19 escolas tiveram as atividades totalmente paralisadas.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade