Produção industrial do Paraná fecha em alta pelo 8º mês consecutivo
Foto: Gilson Abreu/Arquivo/AEN

Boa notícia

Produção industrial do Paraná fecha em alta pelo 8º mês consecutivo

Economia por Letícia Tristão em 09/02/2021 - 14:24

Os dados são de uma pesquisa do IBGE. O Paraná teve o melhor resultado da indústria nos estados do Sul do País em dezembro de 2020.

O Paraná encerrou dezembro de 2020 com registro de crescimento na produção industrial de 2,8% em relação a novembro. Foi o 8º mês consecutivo de resultado positivo. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal, divulgada nesta terça-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em comparação com o resultado nacional, o Paraná manteve alta, com crescimento médio de 0,9% em dezembro. Dos 15 locais pesquisados pelo IBGE, 11 tiveram saldo positivo no último mês de 2020, e o Paraná saiu melhor que os outros estados do Sul: a indústria de Santa Catarina cresceu 2,4% e a do Rio Grande do Sul 1,2% no mesmo mês.

A recuperação da indústria paranaense começou a ser sentida em maio do ano passado, depois de dois meses de queda, março e abril.

Em entrevista à Agência Estadual de Notícias, o governador Ratinho Junior analisou os resultados. [ouça no áudio acima]

Apesar dos índices positivos, o Paraná ainda fechou 2020 com saldo negativo na indústria se comparado a 2019. No acumulado do ano passado, a produção industrial teve queda de 2,6%.

Com relação a geração de emprego, a indústria paranaense registrou saldo positivo em 2020. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foram 25.880 empregos na indústria de transformação, o que foi fundamental para o resultado estadual de 52.670 vagas.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade