Produção agrícola da Amusep será mapeada
Carina Bernardino/CBN Maringá

Promapa

Produção agrícola da Amusep será mapeada

Paraná por Carina Bernardino em 29/10/2019 - 15:46

É a primeira vez que os municípios terão o monitoramento detalhado por georreferenciamento. O Promapa define o perfil socioeconômico da atividade agropecuária regional. 

A Amusep (Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense) firmou convênio com o Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná (ITCG) para mapear a produção agrícola. O levantamento do Promapa (Mapeamento Temático Integrado de Uso e Ocupação do Solo do Estado do Paraná) define o perfil socioeconômico da atividade agropecuária regional. Na prática, a pesquisa fornece informações mais exatas para estimativas de plantio a partir de imagens de satélite e monitoramento de campo. Segundo o presidente da Amusep, Fábio Vilhena, há meses a entidade luta para receber o mapeamento, já realizado em outras cidades da região noroeste.

O Promapa reúne técnicos do Instituto de Terras, Emater e Deral, órgãos vinculados à Seab (Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento do Paraná). A pesquisa na região da Amusep será igual à realizada nas propriedades rurais de abrangência dos quase 90 municípios pertencentes a Amunpar (Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense), Amerios (Associação dos Municípios entre Rios) e Amenorte (Associação dos Municípios do Médio Noroeste do Estado do Paraná). De acordo com o Engenheiro Agrônomo, Benno Henrique Doetzer, coordenador da área ambiental da Emater, o levantamento melhora a arrecadação municipal, além de ajudar no implemento de políticas públicas rurais.

Na tarde desta terça-feira (29), a Amusep define com os técnicos envolvidos no Promapa o cronograma de elaboração do levantamento. Autoridades municipais, como secretários da Agricultura, Meio Ambiente, Obras Públicas e Desenvolvimento Econômico, também participam da reunião de trabalho, que ocorre no Auditório Hélio Moreira. Uma das definições é que o levantamento georreferenciado será da safra de grãos 2019/2020.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade