Secretários municipais, vereadores e convidados conheceram nesta terça-feira as obras do Terminal Intermodal de Maringá. Foi uma visita guiada tendo à frente o prefeito Ulisses Maia. Do lado de fora, quem passa só consegue enxergar a estrutura superior onde irão funcionar as lojas e restaurantes. A parte de baixo, onde irão circular os ônibus, não se pode ver.
Para os pedestres, a curiosidade é saber o que está por trás dos tapumes. Ou melhor, quando os tapumes serão retirados para que se possa circular por calçadas em vez de se arriscar em meio aos carros. E para que finalmente os pontos de ônibus estejam num local mais apropriado. A primeira previsão era setembro. Em julho deste ano o secretário de Obras disse à CBN que os ônibus iriam para o novo terminal em novembro. O prefeito Ulisses Maia confirmou que a inauguração será em novembro. Mas ainda é previsão.
Na parte térrea, onde estarão os pontos de embarque e desembarque, perto de 30 mil pessoas devem circular todos os dias. Haverá muito muito espaço e conforto para os passageiros, diz o secretário de Mobilidade Urbana Gilberto Purpur.
O funcionamento do segundo andar do terminal depende da concessão das lojas e restaurantes. A licitação, que está em andamento, vai contratar uma empresa para gerenciar o uso do espaço. Será uma espécie de shopping com vista privilegiada diz o engenheiro José Carlos Horita.
Um detalhe é que os vidros espelhados do terminal terão uma película para evitar que pedestres e pássaros se confundam. O subterrâneo do terminal também ficará pronto para receber um metrô ou VLT, mas como não existe previsão ainda para este modal, o local será isolado.