Prefeitura diz que Maringá não aplicou doses de vacina vencidas
Secretário de Saúde de Maringá, Marcelo Puzzi – Foto: Arquivo / PMM

Pandemia

Prefeitura diz que Maringá não aplicou doses de vacina vencidas

Saúde por Fabio Guillen/GMC Online em 02/07/2021 - 14:31

A Prefeitura de Maringá disse por meio de nota, na tarde desta sexta-feira (2), que não aplicou vacinas contra a Covid-19 da marca AstraZeneca vencidas na população, conforme divulgado pela Folha de S. Paulo nesta sexta. A reportagem foi embasada em informações oficiais do Ministério da Saúde. 

Segundo o secretário de Saúde de Maringá, Marcelo Puzzi, houve um erro no software do Sistema Único de Saúde (SUS). Puzzi garantiu que a população de Maringá não recebeu vacina vencida.

“O lançamento no Sistema Conect SUS está diferente do dia da aplicação da dose. Isso porque, no começo da vacinação, a transferência de dados demorava a chegar no Ministério da Saúde, levando até dois meses. Portanto, os lotes elencados são do início da vacinação e foram aplicados antes da data do vencimento. Concluindo, não houve vacinação de doses vencidas em Maringá e sim erro no sistema do SUS”, disse Puzzi em nota enviada à imprensa. 

A reportagem da Folha de S. Paulo apontou que em todo o Brasil foram aplicadas, pelo menos, 26 mil doses de vacina vencida da marca AstraZeneca em 1.532 municípios. A reportagem usou informações do sistema do Ministério da Saúde, que segundo a Prefeitura de Maringá, está desatualizado com relação às datas.

A Secretaria de Saúde de Maringá informou que a população pode ficar tranquila que não foram aplicadas doses de vacina vencidas na cidade.

Acesse GMC Online

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550