Prefeitura diz que Maringá não aplicou doses de vacina vencidas
Secretário de Saúde de Maringá, Marcelo Puzzi – Foto: Arquivo / PMM

Pandemia

Prefeitura diz que Maringá não aplicou doses de vacina vencidas

Saúde por Fabio Guillen/GMC Online em 02/07/2021 - 14:31

A Prefeitura de Maringá disse por meio de nota, na tarde desta sexta-feira (2), que não aplicou vacinas contra a Covid-19 da marca AstraZeneca vencidas na população, conforme divulgado pela Folha de S. Paulo nesta sexta. A reportagem foi embasada em informações oficiais do Ministério da Saúde. 

Segundo o secretário de Saúde de Maringá, Marcelo Puzzi, houve um erro no software do Sistema Único de Saúde (SUS). Puzzi garantiu que a população de Maringá não recebeu vacina vencida.

“O lançamento no Sistema Conect SUS está diferente do dia da aplicação da dose. Isso porque, no começo da vacinação, a transferência de dados demorava a chegar no Ministério da Saúde, levando até dois meses. Portanto, os lotes elencados são do início da vacinação e foram aplicados antes da data do vencimento. Concluindo, não houve vacinação de doses vencidas em Maringá e sim erro no sistema do SUS”, disse Puzzi em nota enviada à imprensa. 

A reportagem da Folha de S. Paulo apontou que em todo o Brasil foram aplicadas, pelo menos, 26 mil doses de vacina vencida da marca AstraZeneca em 1.532 municípios. A reportagem usou informações do sistema do Ministério da Saúde, que segundo a Prefeitura de Maringá, está desatualizado com relação às datas.

A Secretaria de Saúde de Maringá informou que a população pode ficar tranquila que não foram aplicadas doses de vacina vencidas na cidade.

Acesse GMC Online

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade