Prefeitura de Maringá suspende transporte coletivo aos fins de semana
Foto: Ilustrativa/Marcio Naka/PMM

Novo decreto

Prefeitura de Maringá suspende transporte coletivo aos fins de semana

Cidade por Luciana Peña em 06/07/2020 - 11:46

Esta é uma das medidas estabelecidas no novo decreto que foi publicado nesta manhã. Supermercados não poderão funcionar aos domingos. A ideia é reduzir a circulação de pessoas aos fins de semana. As medidas valem por 14 dias a partir de quarta-feira (8).

A Prefeitura de Maringá publicou um decreto nesta segunda-feira com medidas restritivas para conter o avanço do coronavírus.

Considerando as taxas de positividade e de ocupação geral de leitos de UTI adulta, a situação epidemiológica da cidade revela estar sob controle.

A taxa de positividade está em 17% e a taxa de ocupação de leitos em 62,77%, o que coloca Maringá em risco moderado na matriz de risco desenvolvida pela Secretaria de Saúde.

Mas os casos positivos continuam altos com recorde no fim de semana de 91 confirmações num só dia. Além disso, o nível de isolamento social está baixo.

Segundo o chefe de Gabinete Domingos Trevizan é preciso reduzir a circulação de pessoas, por isso o decreto traz medidas para aumentar o isolamento nos fins de semana.[ouça no áudio acima]

Durante 14 dias, a partir de quarta-feira (8), estão valendo as seguintes regras:

Restaurantes, bares, lanchonetes, disque-bebidas, lojas de conveniência e similares; só poderão funcionar, com atendimento presencial, das 8h às 15h de segunda a sexta-feira. O delivery está liberado de segunda a domingo até 22h. O sistema drive- thru só será permitido nos horários em que o estabelecimento estiver aberto ao público. Após às 15h fica proibido o consumo de alimentos nestes estabelecimentos.

Os supermercados, mercados e similares só poderão funcionar de segunda a sábado das 8h às 20h, sendo proibida a entrada de menores de 12 anos. E só será permitida a entrada de um membro de cada família. O descumprimento acarreta multa de 5 mil reais.

Os salões de beleza só poderão funcionar de segunda a sexta-feira das 9h às 17h.

Lotéricas não poderão abrir mais aos sábados. O horário permitido segue os prestadores de serviço: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

O serviço de transporte público fica suspenso aos sábados e domingos.

A Feira do Produtor do estádio Willie Davids poderá funcionar às quartas das 16h às 20h e aos sábados das 6h às 11h.

Ficam suspensas as atividades da construção civil aos sábados e domingos, com exceção dos processos produtivos que não podem ser interrompidos.

Os templos religiosos só poderão realizar dois cultos presenciais por semana, de segunda a domingo, respeitando uma série de regras restritivas como o público de no máximo 30% da capacidade total.

As multas em caso de descumprimento começam em 1.500 reais e chegam a 5 mil reais, de acordo com o tamanho do estabelecimento. E as multas podem dobrar de valor em caso de reincidência.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade