Prefeitura de Maringá publica novo decreto e flexibiliza atividades
Imagem Ilustrativa | Foto: Cary Bertazzoni/Arquivo/PMM

Pandemia

Prefeitura de Maringá publica novo decreto e flexibiliza atividades

Cidade por Monique Manganaro/GMC Online em 09/04/2021 - 11:15

A Prefeitura de Maringá publicou, na manhã desta sexta-feira (9), um novo decreto com medidas restritivas para conter o avanço da Covid-19 em Maringá. Apesar da manutenção de algumas regras, a prefeitura flexibilizou atividades e estendeu o horário de atendimento em determinados estabelecimentos.

O documento foi elaborado após reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 e análises de especialistas, que levaram em consideração números e índices de pessoas contaminadas e do sistema hospitalar.

Como adiantado pela prefeitura, entre as mudanças impostas pelo decreto número 759/2021 está a alteração do toque de recolher. A restrição de circulação de pessoas na cidade passará a valer das 22h às 5h do dia seguinte.

Outra mudança significativa é em relação ao horário de atendimento de restaurantes, bares, lanchonetes e similares. Com o novo decreto, o consumo no local ficará permitido até às 21h de segunda a sexta-feira.

O documento entra em vigor às 5h da próxima segunda-feira, 12, e tem validade até às 5h do dia 20 de abril.

Confira as medidas do novo decreto na íntegra:

Art. 1º – Fica prorrogado até as 5 horas de 20 de abril de 2021 o Decreto Municipal de combate à pandemia da COVID-19 nº 741 de 05 de abril de 2021, com as alterações capituladas abaixo.

Art. 2º – Permanece no período das 22 horas às 5 horas, diariamente, a restrição provisória de circulação em espaços e vias públicas, neste decreto denominado Toque de recolher.

Art. 3º – Restaurantes, lanchonetes, pizzarias, sorveterias, lojas de açaí, carrinhos de lanche, food trucks, lojas da praça de alimentação dos shoppings, padarias, açougues, casas de massas, peixarias, quitandas, frutarias e similares poderão funcionar com as seguintes regras, de segunda a domingo:

a) Atendimento presencial com consumo no local até as 21 horas de segunda a sexta-feira;

b) Atendimento presencial com consumo no local até as 15 horas aos sábados e domingos;

c) Retirada no balcão e drive-thru até as 21 horas de segunda a domingo;

d) Delivery até as 23 horas de segunda a domingo.

Parágrafo Único – Devem ser obedecidas as seguintes normas:

a) limitação de número de clientes em no máximo 50% (cinquenta por cento) da capacidade total do estabelecimento para clientes sentados, não sendo permitido o atendimento de clientes em pé;

b) afixação de placa ou cartaz na entrada do estabelecimento informando o número máximo de clientes que podem permanecer simultaneamente no local;

c) limitação de 6 (seis) clientes por mesa;

d) manter a distância mínima de 2 (dois) metros entre cada mesa de forma a garantir essa distância entre cada cliente em mesas distintas;

e) higienização de mesas, cardápios, utensílios de modo geral, após cada utilização, preferencialmente com álcool 70º INPM;

f) proibição de utilização de toalhas, exceto se descartáveis, que deverão ser trocadas a cada utilização;

g) nos casos em que os produtos são dispostos em buffet para auto serviço ( self service), o estabelecimento deverá disponibilizar luvas descartáveis para o cliente ou um funcionário para servi-lo;

h) as filas deverão ser organizadas pelos estabelecimentos, de forma a guardar o distanciamento mínimo de 2 ( dois) metros entre os clientes;

i) fornecimento de álcool 70º INPM na entrada e no caixa do estabelecimento;

j) proibição dos espaços kids;

k) proibição de música ao vivo, DJs e telões;

l) proibição de mesas e cadeiras nas calçadas.

Art. 4º – Bares poderão funcionar com as seguintes regras, de segunda a domingo:

a) Atendimento presencial com consumo no local até as 21 horas de segunda a sexta-feira;

b) Atendimento presencial com consumo no local até as 15 horas aos sábados e domingos;

c) Proibido retirada no local e drive-thru após as 21 horas de segunda a sexta-feira e após as 15 horas aos sábados e domingos

Parágrafo Único – Devem ser obedecidas as normas de biossegurança estabelecidas no artigo 3º deste Decreto.

Art. 5º – As academias de pilates, ginástica, luta, dança, crossfit, tênis, natação e similares ficam autorizadas a funcionar, de segunda a sexta-feira, das 6 horas às 21 horas e aos sábados das 6 horas às 15 horas, com até 30% (trinta por cento) da capacidade do espaço, obedecidas as normas estabelecidas no art. 5º do Decreto 741 de 05 de abril de 2021.

Art. 6º – As lojas de materiais de construção e similares ficam autorizadas a funcionar das 8 horas às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Art. 7º – Salões de beleza e barbearias ficam autorizados a funcionar de segunda a sexta-feira ate as 19 horas e aos sábados até as 15 horas, com 50% de sua capacidade, distanciamento de 2 (dois) metros entre as pessoas, utilização de máscaras, álcool gel, higienização dos objetos comuns e demais normas de biossegurança.

Art. 8º – Cinemas e pesqueiros ficam autorizados a funcionar de segunda a domingo, até as 21 horas, com no máximo 30% de sua capacidade, com distanciamento de 2 metros entre as pessoas, utuilização de máscaras, álcool gel e demais normas de biossegurança.

Parágrafo Único – Os restaurantes dos pesqueiros devem obedecer às normas do artigo 3º deste decreto.

Art. 9º – Os estabelecimentos que descumprirem as regras impostas no presente Decreto cuja área total utilizada pelo estabelecimento for até 1.000 m2 (mil metros quadrados ) serão multados em R$ 10.000,00 (dez mil reais) e sofrerão interdição da atividade por 24 horas, havendo a dobra do valor da multa e a interdição por 72 horas em caso de reincidência.

Parágrafo Primeiro: Para aqueles estabelecimentos cuja área total utilizada seja superior a 1.000 m2 (mil metros quadrados) serão multados em R$ 10,00 (dez reais) por metro quadrado da área total, além da interdição da atividade conforme o caput.

Art. 10 – As questões omissas serão resolvidas pelo Comitê de Enfrentamento à COVID-19 da Prefeitura Municipal de Maringá, cujas demandas poderão ser enviadas pelo email: sege_gespublica@maringa.pr.gov.br.

Art. 11. Continuam em vigor os Decretos anteriores relacionados ao combate à pandemia, revogando-se apenas as disposições que contrariem o presente Decreto.

Art. 12 – Este Decreto, com vigência a partir das 5 horas de 12 de abril de 2021 até as 5 horas de 20 de abril de 2021, pode ser revisto a qualquer instante, dependendo das condições epidemiológicas.

Acesse GMC Online

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade