Prefeitura de Maringá aciona Gabinete de Crise para socorrer vítimas do temporal
Redes Sociais / Defesa Civil

Chuvas

Prefeitura de Maringá aciona Gabinete de Crise para socorrer vítimas do temporal

Cidade por Brenda Caramaschi em 08/10/2023 - 11:30

Mais de 250 servidores da Prefeitura estão trabalhando na limpeza e desobstrução das ruas e no atendimento às famílias atingidas pela chuva.

A chuva de sábado, 7, trouxe granizo e ventos de cerca de 60 km/h, conforme dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). A vendedora Kelaine Zanetti mora no Jardim Paris 3 e teve o portão de casa arrancado com a força do vento. Ela conta sobre a situação no bairro. [Ouça o áudio acima]

Ainda não há um balanço oficial sobre quantas árvores caíram ao todo, mas o tenente Alex Boni, do Corpo de Bombeiros, fala sobre as regiões mais afetadas. [Ouça o áudio acima]

Muitas dessas árvores caíram sobre casas, carros e postes de energia elétrica. A Copel informou que cerca de 65 mil imóveis chegaram a ficar sem energia, principalmente na zona norte da cidade. Além das 45 equipes que já atuavam nos estragos da chuva em Maringá, outras 20 equipes de outras cidades chegaram neste domingo, 8, para ajudar nos trabalhos. O abastecimento de água também foi afetado por conta da falta de energia.

A Prefeitura de Maringá instaurou um Gabinete de Gestão de Crise sob a coordenação do secretário de Segurança, Ivan Quartaroli. O objetivo principal é coordenar todas as operações de resposta à emergência. Mais de 250 servidores municipais trabalham desde o temporal, para realizar a limpeza e desobstrução das vias públicas, além de prestar assistência às famílias impactadas.

O Pronto Atendimento à Criança (PAC) no Jardim Alvorada teve o atendimento temporariamente suspenso devido à falta de energia elétrica, com pacientes sendo transferidos para outras unidades. O atendimento pediátrico está ocorrendo na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Sul. A Upa Zona Norte está operando com geradores.

Cerca de 30 unidades escolares estão sem energia no momento e a Secretaria de Educação deve recolher alimentos congelados, como carnes e picolés, que seriam distribuídos nas escolas para o Dia das Crianças.

Em nota, a Prefeitura de Maringá diz que continua a monitorar a situação e trabalhar em parceria com o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Copel para restabelecer a normalidade na cidade e fornecer assistência à comunidade afetada pelo temporal.

Pessoas que tiveram as casas destelhadas podem obter lonas na sede da Defesa Civil, localizada na Avenida Cerro Azul, nº 2990, Jardim Universo. O telefone para contato é (44) 99103-8319

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade