A construção de um novo Fórum de Justiça em Maringá foi assunto entre juízes, um desembargador e o prefeito da cidade. O grupo se reuniu no Paço Municipal na tarde desta quinta-feira (14), antes da assinatura de um convênio entre Procon e Tribunal de Justiça do Paraná.
A história vem se arrastando desde 2012. Naquele ano houve o primeiro anuncio de que o TJ-PR construiria um novo Fórum na cidade. Entre idas e vindas, reuniões, editais e projetos, em 2017 um valor para obra ficou definido: R$ 90 milhões. O terreno escolhido era o do antigo aeroporto.
Mas tudo voltou à estaca zero. Teve mudança também na composição do Tribunal de Justiça do Paraná. Agora, um novo projeto está sendo feito. E tem o apoio do segundo vice-presidente do TJ-PR, o desembargador José de Souza Laurindo Netto.
Atualmente, Maringá tem cerca de 30 varas na justiça estadual, espalhadas em três prédios. Um deles é central. Só que um novo fórum facilitaria o acesso da população à Justiça. É o que diz o juiz William Artur Pussi, diretor do fórum de Maringá.
Ainda não há prazo para o lançamento do edital. O que se sabe é que haverá pressão por parte dos juízes da cidade e também do prefeito Ulisses Maia, que apoia a iniciativa. O que ele quer é que tudo fique pronto até 2020. A construção deve ser feita na região do antigo aeroporto mesmo.