Preço de medicamentos para entubação triplicou por causa da demanda
Imagem Ilustrativa | Foto: Geraldo Bubniak/Agência Estadual de Notícias

Pandemia

Preço de medicamentos para entubação triplicou por causa da demanda

Saúde por Luciana Peña em 20/03/2021 - 10:53

Os hospitais particulares de Maringá estão com dificuldade para comprar anestésicos e relaxantes musculares. Sem os medicamentos, o paciente que está entubado acorda do coma induzido. Na rede pública, a informação é que o estoque é suficiente para 10 a 15 dias. A ocupação das UTIs continua próxima de 100%. Nos hospitais particulares é comum paciente entubado no Pronto Atendimento esperando vaga em UTI. “Só abre vaga quando um paciente morre, diz médico. 

Nesta semana, o Ministério da Saúde requisitou administrativamente mais de 665 mil medicamentos de IOT, intubação orotraqueal, para um período de 15 dias.

Segundo a informação mais atualizada no site do Ministério da Saúde, “a requisição administrativa é a última opção que a gestão local tem dentro das formas previstas de intervenção na propriedade privada”.

Hospitais particulares de todo o país, que já tinham comprado o produto, não receberam, porque o fabricante teve que destinar os medicamentos ao Ministério da Saúde.

Em Maringá, o Hospital Paraná chegou a comunicar familiares de pacientes entubados que poderia faltar medicamento e que eles deveriam decidir pela transferência ou não de hospital.
No CBN Maringá 2ª edição, o prefeito Ulisses Maia disse que o Ministério da Saúde tinha voltado atrás e os hospitais particulares conseguiriam voltar a comprar medicamentos. [ouça o áudio acima]

Na saúde pública o estoque atual é suficiente para 10 a 15 dias. [ouça o áudio acima]

Mas a compra não é tão simples assim. O processo pode demorar, os laboratórios não estão dando conta de tanta demanda e os preços dispararam. Segundo o presidente da Unimed e diretor administrativo do Hospital Maringá, Durval Francisco dos Santos Filho, o preço cobrado neste momento da pandemia chega a ser três vezes maior. [ouça o áudio acima]

Neste sábado, a ocupação dos leitos de UTI na macrorregião noroeste está em 93,6%. Em Maringá, a ocupação dos hospitais particulares é de 100%. O que os hospitais informam é que os atendimentos são realizados à medida que surge vaga. Segundo o presidente da Unimed, hoje em dia, infelizmente, só surge vaga quando um paciente morre. [ouça o áudio acima]

Na quinta-feira (19) , o Ministério da Saúde entrou em contato com a Anvisa para realização de consulta internacional para verificar a possibilidade da compra de medicamentos no exterior.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade