Pré-campanha e primeiras pesquisas para presidente
Acompanhe O Assunto é política com Diniz Neto, de segunda a sexta, às 09h40 e às 14h20 (foto: Letícia Tristão/CBN Maringá)

O Assunto é Política

Pré-campanha e primeiras pesquisas para presidente

O Assunto é Política por Diniz Neto em 17/04/2018 - 10:06

Quer fazer contato com o jornalista Diniz Neto, encaminhar uma sugestão? Envie e-mail para oassuntoepolitica@cbnmaringa.com.br ou mande uma mensagem para o WhatsApp da CBN Maringá. O número é (44) 99877 9550

TEMPO. Faltam 174 dias para 7 de outubro, primeiro turno das eleições de 2018.

NOVOS SECRETÁRIOS DE ESTADO.

Foi confirmado ontem pela manhã o deputado federal Dilceu Sperafico como chefe da Casa Civil do governo do Paraná. A sua posse será nesta quarta-feira, 18 de abril.

O atual presidente da Cohapar, Abelardo Lupion, assumirá a Secretaria de Infraestrutura e Logística.

O diretor de Regularização Fundiária da Cohapar, Nelson Cordeiro Justus, assume a presidência da empresa.

O que se percebe, na formação do governo Cida Borghetti, é um critério político, bem definido. 
Ao mesmo tempo, há uma determinação para o atendimento às reivindicações dos prefeitos e da população.

Este viés político, entretanto, não elimina o cuidado com a gestão. O Paraná passou por um ajuste fiscal difícil de ser implementado, que resultou em equilíbrio das contas públicas e na retomada de investimentos importantes para a população.

Ou seja, se o tom é político, há no centro do governo uma base de responsabilidade. Vamos acompanhar. 

OPINIÃO – COMÉRCIO AOS DOMINGOS.

Recebi agora cedo, do médico Alexandre Henrique, muito conhecido e respeitado em Maringá, o seguinte e-mail:

O interessante nessa polêmica da abertura dos mercados aos domingos é que a opinião da grande maioria não está sendo levada em consideração! O CONSUMIDOR NÃO ESTÁ SENDO REPRESENTADO!

Tenho visto que a abertura aos domingos facilitou e muito a vida de muita gente, pois é um dia onde não há necessidade de pressa e que permite uma maior participação familiar por ser mais tranquilo para se fazer as compras e passear.

Será um imenso retrocesso se for proibido.

Que os edis analisem e respeitem o desejo da maioria e não a prejudique.

Grato.

Dr Alexandre Henrique

O projeto do vereador Carlos Mariucci volta à pauta nesta quinta-feira, 18 de abril, propondo a regulamentação do comércio aos domingos, em Maringá. A sessão será às 19 horas, permitindo, mais uma vez, a presença de pessoas que apoiam o projeto.

Na sessão em que o projeto foi retirado de pauta poucas pessoas contra o projeto compareceram. Vamos ver o que acontecerá nesta quinta-feira.

O projeto deve voltar ao seu objetivo original, que é impedir o funcionamento das grandes redes de supermercados, aos domingos.

A abertura dos supermercados aos domingos abriu muitas vagas de empregos. Se houver fechamento, tudo indicar que ocorrerão demissões.

As instituições laborais e patronais de Maringá são maduras e desenvolvidas. Deveria caber a elas, em livre negociação, este tipo de decisão.

Entendemos que as razões apresentadas pelo vereador Carlos Mariucci são religiosas. É preciso acompanhar os outros vereadores, para saber qual será o seu voto e a motivação deste voto. Mesmo entre os católicos há um grande número de pessoas que considera importante a liberdade para abertura do comércio aos domingos.

Acredito que a maioria da população é a favor da abertura do comércio aos domingos. 

ACORDO PÕE FIM AO ACAMPAMENTO PRÓ-LULA, EM CURITIBA.

ACORDO. Houve acordo ontem entre lideranças do acampamento pró-Lula, perto da Polícia Federal em Curitiba, a Prefeitura e a Secretaria de Segurança Pública.

Até às 18 horas desta terça-feira o acampamento dever ser desmontado. A prefeitura cedeu o Parque do Atuba para os manifestantes.

A contrapartida é que a Prefeitura vai pedir a suspensão da ação que resultou na multa de R$ 500 mil por dia para as entidades que coordenam o acampamento.

DATAFOLHA.

Ontem à tarde falamos sobre a pesquisa publicada no domingo pelo DataFolha, a primeira pesquisa para presidente depois da prisão de Lula. Foram 4.194 entrevistas em 227 municípios, entre os dias 11 e 13 de abril.

Lula, incluído como candidato na pesquisa, continuou com cerca de 30% dos votos.

Na pesquisa anterior Lula aparecia com 37% dos votos.

Em segundo lugar, Bolsonaro obteve em média com 15%, nos vários cenários da pesquisa.
Na pesquisa anterior, no seu melhor cenário, ele ficou com 18%.

Se Lula não for candidato, o que é uma tendência hoje, Bolsonaro sobe para 17%, Marina Silva vai a 15%.

Ciro Gomes oscila de 5 a 9%.

Quando incluído, Joaquim Barbosa tem, em média, 9%.

Alvaro Dias oscilou, nesta pesquisa, no seu melhor cenário, com 5%.

Endereço da pesquisa: https://goo.gl/9pkwZ8

Não avaliei ontem o seguinte: na pesquisa espontânea, Lula caiu de 17% para 13%.

Bolsonaro se manteve com 11%.

46% não sabem em que votar.

21% declararam que vão votar em branco ou nulo.

É o que temos falado sempre: Ainda falta muita coisa para as definições relacionadas às eleições deste ano. Mas as semanas estão passando rapidamente. Já estamos na segunda quinzena de abril.

PRÉ-CAMPANHA.
Ratinho Junior esteve em Paranavaí onde visitou o Centro de Convivência do Idoso do Instituto Maurício Guellen, construído com recursos privados.

O Centro tem capacidade para atender 600 idosos por dia. 
Filiado ao PV, desde 2011, Maurício Guellen é o atual presidente do PV Paranavaí e pré-candidato a deputado estadual.

Uma tendência, que já mencionamos aqui: o Partido Verde indicava uma coligação com Osmar Dias. Mas se afastou, por diversos motivos, e se aproximou de Ratinho Junior. 

MARINGÁ CLUBE.

Rodrigo Vito Bertocco foi reeleito presidente do Maringá Clube, no domingo. A eleição teve chapa única, um reconhecimento ao trabalho realizado na gestão 2016/2018.

MUNICÍPIOS

CIRURGIAS. A Prefeitura de Marialva zerou a fila de pacientes que esperavam por uma cirurgia de Catarata. Foram 119 cirurgias, realizadas via SUS, de janeiro e fevereiro deste ano.

MULTA. A Prefeitura de Marialva disponibilizou local para descarte de móveis. Moradores que fizerem descartes irregulares serão multados.

AGASALHO. A Secretaria de Assistência Social de Mandaguari está abrindo esta semana a Campanha do Agasalho 2018, que arrecadará cobertores, edredons e agasalhos até o dia 16 de maio em vários postos espalhados pela cidade.

A distribuição das doações acontecerá nos dias 23 e 24 de maio, das 8h00 às 16h00 (sem intervalo) e no dia 25 de maio, das 8h00 às 15h00 (sem intervalo), no Salão Paroquial Bom Pastor.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade