População quer desconto maior na taxa de lixo em Sarandi
Foto: Reprodução/ Câmara Municipal de Sarandi

Polêmica

População quer desconto maior na taxa de lixo em Sarandi

Política por Letícia Tristão em 07/03/2023 - 09:44

Manifestantes foram à Câmara nessa segunda-feira(6) para cobrar apoio dos vereadores. O Legislativo aprovou uma indicação pedindo ao Executivo que vete o projeto que dá desconto de 30% na taxa e prometeram negociar um desconto maior.

A polêmica da cobrança da taxa de lixo em Sarandi ganhou mais um capítulo. São mais de 20 dias de discussão, desde que os contribuintes receberam as novas guias com cobrança separada de IPTU e taxa de lixo.

Moradores fizeram um novo protesto na sessão da Câmara de Sarandi nessa segunda-feira (6). O plenário estava lotado.

A população pede a revogação da lei que cobra a taxa de lixo em Sarandi com o novo valor. Depois que a metragem da planta genérica do município mudou, o valor aumentou para os contribuintes e gerou revolta.

Os vereadores chegaram a aprovar um projeto de lei que dá desconto de 30% no valor da taxa de lixo para os contribuintes que pagarem à vista, e 15% para quem parcelar. O texto alterava também o prazo de pagamento, para maio.

Mas a pressão popular foi tanta que os vereadores fizeram uma indicação para que a prefeitura vete esse projeto e elabore um novo texto, com desconto maior.

Como esse projeto ainda não foi publicado, ainda não virou lei. O Executivo pode acatar a solicitação e encaminhar o veto para ser aprovado, para que um novo projeto, com porcentagem de desconto maior, seja votado.

É o que explica o presidente da Câmara de Sarandi, Eunildo Zanchim. [ouça o áudio acima]

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Sarandi para comentar o assunto. A assessoria de imprensa informou que assim que o município tiver uma posição, irá se manifestar.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade