A ação foi deflagrada nesta quinta-feira (16) em uma união do Ministério Público do Paraná, da Polícia Civil e da Polícia Militar voltada a desarticular uma associação criminosa que, dentre outros crimes, é suspeita de envolvimento com a morte de um policial. A Operação 'Até o Último Homem' culminou no cumprimento de 40 mandados de busca e apreensão domiciliar e pessoal e 7 mandados de prisão temporária nas cidades de Cianorte, Campo Mourão, Maringá, Umuarama, Jussara, Cruzeiro do Sul, Paranacity e Engenheiro Beltrão. Outras 10 pessoas foram presas em flagrante.
Foram apreendidas 15 armas de fogo, farta munição de vários calibres, 6 veículos e aproximadamente 16 kg de drogas. A ação foi conduzida pelo MPPR por meio da 5ª Promotoria de Justiça de Cianorte, da 21° Subdivisão de Polícia Civil e da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar.
Os alvos da operação são investigados pelos crimes de roubo, tráfico de drogas e comércio ilegal de armas de fogo. Há indícios de que o grupo criminoso seja estabelecido no Paraná, com subdivisões em outros estados e até ramificação no Paraguai. O promotor de justiça José Paulo Montesino da Silva fala sobre a ação. [ouça o áudio acima]
Na época do crime, alguns dos criminosos tinham sido identificados após a Polícia Militar parar, na madrugada do dia 16 de setembro, em Cruzeiro do Sul, um carro onde eles estavam – os ocupantes fugiram, deixando para trás o veículo, onde havia diversas munições.
A partir da identificação dos fugitivos, a PM localizou o endereço onde eles estariam escondidos, em Cianorte. Um grupo de policiais militares dirigiu-se ao local, de onde saiu um carro, que foi acompanhado pela viatura policial. Ao serem abordados, os ocupantes do veículo entraram em tiroteio com os policiais, o que resultou na morte de um deles e de dois dos criminosos. Todos os integrantes do grupo foram localizados e detidos, inclusive as pessoas que guardavam as armas e davam abrigo aos foragidos.
(atualização às 11h15) Um confronto durante a operação policial para o cumprimento de um mandado de prisão no distrito de São Lourenço, em Cianorte, resultou na morte de Alessandro Alencar, 34 anos. O confronto ocorreu, segundo a polícia, quando Alencar, alvo do mandado, se envolveu em uma troca de tiros com os policiais pertencentes ao Pelotão de Choque de Maringá.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550