Polêmica em Campo Mourão: moradores são contra terreno para indígenas em bairro da cidade
Imagem Ilustrativa | Foto: Arquivo/Prefeitura de Campo Mourão

Índios

Polêmica em Campo Mourão: moradores são contra terreno para indígenas em bairro da cidade

Paraná por Luciana Peña em 17/06/2021 - 08:25

Até um abaixo-assinado foi criado, mas o tom preconceituoso da manifestação foi repudiado pelo Conselho Municipal de Igualdade Racial. De qualquer forma, a prefeitura estuda um novo local para abrigar os índios que passam temporadas na cidade. 

Os índios da aldeia kaingang de Manuel Ribas passam temporadas em Campo Mourão para vender artesanato.

As famílias ficam abrigadas numa praça, perto da rodoviária, sem qualquer estrutura nem condições de higiene.

Em 2018, foi criado o Grupo de Trabalho Interinstitucional. Esse grupo é formado por representantes da Secretaria de Assistência Social, da Funai, do Ministério Público, da Câmara de Vereadores e de conselhos municipais.

O objetivo do grupo é encontrar um local adequado para a instalação do “Terreno de Passagem” para os indígenas.

Em maio, o Grupo anunciou que teria encontrado o local adequado, próximo a uma área de preservação ambiental, em que os indígenas se sentiriam mais próximos da natureza.

O espaço escolhido fica no Jardim Araucária. Mas a vizinhança não gostou. Os moradores do bairro e das proximidades fizeram um abaixo-assinado.

O Conselho de Igualdade Racial de Campo Mourão divulgou esta semana uma nota de repúdio ao abaixo-assinado. Segundo o Conselho, os moradores estão sendo preconceituosos e podendo incorrer em crime de injúria racial porque no abaixo-assinado alegam que a presença dos índios provoca desvalorização imobiliária e traz insegurança.

Segundo a secretária de Assistência Social, Márcia Calderan, não é possível aceitar esse tipo de manifestação por parte dos moradores. [ouça o áudio acima]

De qualquer forma, o terreno de passagem já tem novo endereço, aprovado pela comunidade indígena e pelo Ministério Público do Meio Ambiente. [ouça o áudio acima]

A CBN não conseguiu contato com o Conselho de Igualdade Racial. A reportagem conversou com um morador, que não gravou entrevista, mas disse haver ‘exagero’ de todas as partes.

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade