PF cumpre mandados contra descaminho e contrabando em Guaíra e Umuarama
Foto: Polícia Federal

Operação Impacto

PF cumpre mandados contra descaminho e contrabando em Guaíra e Umuarama

Segurança por Letícia Tristão em 28/02/2023 - 10:55

As investigações apontaram que a organização criminosa movimentou em torno de R$ 20 milhões. Segundo a Polícia Federal, foram dois anos de investigação com pelo menos quatro flagrantes

Mais uma operação da Polícia Federal é deflagrada em Guaíra contra o descaminho de mercadorias e contrabando de cigarros. Desde as primeiras horas desta terça-feira (28), 52 policiais federais foram às ruas cumprir 13 mandados judiciais expedidos pela 23ª Vara Federal de Curitiba, nas cidades de Guaíra e Umuarama, no Paraná, e São Paulo (SP).

Após dois anos de investigação, a Operação Impacto tem o objetivo de desarticular essa organização criminosa que, de acordo com a Polícia Federal, tinha os chamados “batedores” para fazer o transporte dos cigarros e das mercadorias; e tinha também “laranjas” para ocultar bens e valores provenientes dos crimes.

Os cigarros e as mercadorias eram transportados a partir da região de Guaíra/PR e tinham como destino a cidade de São Paulo (SP)

Ao longo das investigações, houve quebras de sigilos bancários e fiscais, que identificaram movimentações de aproximadamente R$ 20 milhões.

Um dos integrantes da organização, ameaçado de morte, colaborou com as investigações. Segundo a PF, foram feitos pelo menos quatro flagrantes de contrabando de cigarros e descaminho de mercadorias vinculados à atuação dessa organização criminosa.

A PF concluiu que cigarros e as mercadorias eram transportados da região de Guaíra e tinham como destino a cidade de São Paulo/SP.

A Justiça determinou o sequestro dos bens móveis e imóveis, e o bloqueio das contas bancárias de 14 investigados. Os envolvidos deverão responder pela prática dos crimes de contrabando, descaminho, coação no curso do processo, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Esses crimes possuem penas máximas que, somadas, podem chegar a 36 anos e 4 meses de prisão.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade