Pessoas são de carne e osso
CBN Maringá

Opinião

Pessoas são de carne e osso

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 19/07/2022 - 07:50

Você sabia que pessoas são de carne e osso? Para muitos, o óbvio se transformou em impensado, o ser humano é demasiadamente humano. Pessoas erram, pessoas temem, pessoas se deprimem, pessoas sofrem, pessoas são infelizes. Porque tudo isso pode ser passageiro, mas é humano.

Seres humanos tem atos de coragem, momentos de felicidade, ficam empolgadas, confiantes e tem satisfação, também, porque são humanas. Por mais que o lado bom e ruim não sejam eternos, eles existem e fazem parte do dia a dia. E sabor do doce é realçada quando o salgado, azedo ou amargo ainda estão na memória do nosso paladar.

A felicidade e a tristeza podem estar dentro de você. Porém, não saem sem a ajuda de outros. Como Sócrates afirmava sobre o conhecimento da verdade. Ele está em nós, mas é preciso o doloroso trabalho de parto para que ele possa ganhar vida. O que ele chamava de maiêutica, o “parto das ideias”. Logo, a felicidade de gerar a vida é um processo doloroso, a dor de um parto.

O que tem relevância nesta vida não é fácil. Por isso, para muitos que tem a vida fácil a dificuldade e osbstáculos, por menor que sejam, parecem intransponíveis. Se tornam difíceis. Não porque são elevados, mas as pessoas são pequenas demais em sua competência, resiliência e experiência para reagir e dar as coisas o tamanho que elas realmente têm.

Os seres humanos são de carne e osso. Ficamos idealizando pessoas e esquecemos de olhar para o que elas realmente são. Vendemos ilusões. Construímos a indústria dos sonhos como os manuais de solução rápida, de conduta assertiva, de comportamentos eficientes, os famosos e ventáveis manuais de autoajuda.

Eles vendem tanto, são tantos, tantas fórmulas, e nenhum dos “manuais da felicidade” conseguiu resolver a vida definitivamente. Porque ela é demasiadamente humana e somos de carne e osso. Não há receita ideal, há seres reais. Enquanto não entendermos efetivamente quem somos não haverá respostas duradouras. E só haverá vida quando nos dispusermos a fazer o parto de refletir quem realmente somos para poder viver. 

Quer fazer contato com Gilson Aguiar, encaminhar uma sugestão? Envie uma mensagem para o WhatsApp da CBN Maringá. O número é (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade