O otimismo do setor industrial é um termômetro para o mercado. E pode ditar a situação comercial para o público final. Quando o setor está mais otimista, tende a estar mais disposto a investir, expandir e consequentemente gerar mais empregos.
E segundo a pesquisa feita mensalmente pela Fiep,a Federação das Indústrias do Paraná, e CNI, Confederação Nacional da Indústria, o indicador de otimismo do empresário, referente ao mês de junho, chegou a 64,1 pontos, numa escala de 0 a 100. Acima de 50 é considerado otimista, e abaixo, pessimista. É o melhor resultado desde janeiro de 2021.
Se comparado a junho de 2020, o resultado é ainda melhor: no mês daquele ano, a indústria do Paraná somou apenas 41,7 pontos no indicador de otimismo.
O economista da Fiep, Evânio Felippe, avalia que é um resultado esperado, considerando a situação do setor no estado. [ouça o áudio acima]
Mas ele explica ainda que questões como a falta de insumos e crise hídrica, principalmente no leste do estado, podem interferir no otimismo para o setor industrial no segundo semestre. [ouça o áudio acima]
Na pesquisa, os empresários também responderam sobre a intenção de investir no setor, 82% responderam positivamente.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550