Pesquisa aponta que 6% dos deslocamentos em Maringá são feitos com bicicleta
Foto: Luciana Peña/CBN Maringá

Vou de bike

Pesquisa aponta que 6% dos deslocamentos em Maringá são feitos com bicicleta

Cidade por Luciana Peña em 15/07/2021 - 10:56

O número é superior à média nacional. A pandemia e a busca por qualidade de vida mantêm o mercado de bicicletas aquecido. Uma fábrica de Sarandi que contratou mais de 100 funcionários no ano passado, abriu mais vagas agora em 2021. 

A ciclovia na Avenida Brasil, no centro de Maringá, ilustra bem como o maringaense está cada vez mais se deslocando de bike. Em alguns horários o trânsito de bicicletas é intenso.

Taína Rosa dos Santos pensava em comprar uma bicicleta para economizar e cuidar da saúde. A pandemia acelerou os planos. Ela é grupo de risco e não queria se expor à aglomeração no transporte público. Hoje a bicicleta é companheira do dia a dia. [ouça o áudio acima]

A pandemia aqueceu o mercado de bicicletas. No ano passado as fábricas acumularam pedidos e precisaram aumentar a capacidade de produção.

Mesmo enfrentando a falta de peças, a fábrica onde o gerente administrativo Rodrigo Leão trabalha, em Sarandi, conseguiu atender a demanda.

Para isso contratou perto de 100 funcionários em 2020. E este ano abriu mais 100 vagas. 30 foram preenchidas e 70 ainda estão em aberto. [ouça o áudio acima]

O mercado em alta fez a fábrica expandir o leque de produtos. Agora a empresa também produz acessórios para ciclistas. [ouça o áudio acima]

Uma pesquisa divulgada pela Prefeitura de Maringá, com dados inéditos, mostra que a bicicleta representa 6% dos deslocamentos na cidade, o dobro da média nacional. Para efeito de comparação, Curitiba tem 2% de trajetos feitos por bikes. O índice de Maringá sobe para 7% quando se considera Sarandi e Paiçandu também.

A principal motivação para os deslocamentos de bicicleta é o trabalho. Pedalar de casa ao trabalho e vice-versa responde por 52% dos 37 mil deslocamentos de bike.

Depois vem a escola, a saída para compras e lazer, entre outros. A média de tempo de viagem é de 35 minutos.

A pesquisa foi realizada pela empresa Cidade Viva contratada para a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana. Os dados foram coletados durante dois meses em 2020 e serão detalhados na audiência pública do Plano de Mobilidade Urbana, no próximo dia 27.

O arquiteto Thiago Botion Neri, integrante da Ciclonoroeste, vai participar da audiência. [ouça o áudio acima]

A audiência será híbrida com início às 19h no Auditório Hélio Moreira.

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade