O Paraná ocupa o quarto lugar no ranking dos estados com melhores condições para se fazer negócios no Brasil. Em uma pontuação geral que vai de 0 a 100, o Paraná ficou com um escore geral de 57,3, atrás de São Paulo com 59,1, Minas Gerais com 58,3 e Roraima, 58,3. Entre os três países do Sul, o Paraná é o líder do ranking.
A pesquisa Doing Business Subnacional Brasil 2021, divulgada esta semana, foi realizada pelo Grupo Banco Mundial.
A pesquisa avaliou o ambiente de negócios para pequenas e médias empresas no Brasil, em cinco indicadores: abertura de empresas, obtenção de alvará de construção, registro de propriedades, pagamento de impostos e execução de contratos.
Na pesquisa, a melhor pontuação do Paraná é no quesito abertura de empresas, com 84,5 pontos.
O governador do Paraná, Ratinho Junior, disse em entrevista à Rádio do Governo do Estado, que o resultado é fruto de programas criados para desburocratização. [ouça o áudio acima]
Outro ponto forte do Paraná destacado na pesquisa é com relação à digitalização de processos. No Paraná, 98% dos processos são eletrônicos, e a disputa comercial leva cinco meses a menos do que no Rio Grande do Sul, por exemplo, onde o índice de digitalização é de 23%.
O presidente do comitê de desburocratização do estado, Luiz Moraes, explicou à Rádio do estado sobre o programa Descomplica. [ouça o áudio acima]
Os dados analisados pelo Doing Business são referentes até o dia 1° de setembro de 2020.
Com informações da Agência de Notícias do Paraná
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550