

Mês da mulher
Pesquisa aponta alta nos números de violência contra mulheres no país
País por Brenda Caramaschi em 31/03/2025 - 16:46Mais de 21 milhões de brasileiras com 16 anos ou mais relataram ter sofrido algum tipo de violência nos últimos 12 meses. É o que aponta a pesquisa “Visível e invisível: a vitimização de mulheres no Brasil”, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
O número corresponde a 37,5% das mulheres ouvidas, a maior prevalência já verificada na série histórica e 8,6 pontos percentuais acima do resultado da última pesquisa.Outro dado alarmante do estudo refere-se aos casos de abuso sexual. Uma em cada dez mulheres relatou ter sofrido abuso ou ter sido forçada a manter relação sexual contra a própria vontade.
Cônjuges, companheiros ou namorados foram responsáveis por 40% dos casos de violência. Também foram relatados espancamento, ofensas verbais, agressão física, ameaças de agressão, perseguição, lesão, ameaça com faca ou arma de fogo e divulgação de fotos ou vídeos íntimos. A maioria das vítimas eram negras e tinham entre 25 e 44 anos. O levantamento foi encomendado ao Instituto Datafolha e ouviu 2007 pessoas com mais de 16 anos.
Beatriz Daguer, advogada especialista no tema, explica qual o cenário no Brasil de políticas que defendem as mulheres e como denunciar.
[ouça a entrevista]
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade