Peguei Covid-19; quando posso sair do isolamento?
Imagem ilustrativa/foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Orientação

Peguei Covid-19; quando posso sair do isolamento?

Saúde por Letícia Tristão/GMC Online em 25/11/2020 - 21:30

Os protocolos de segurança para evitar o contágio da Covid-19 a população sabe de cor: use de máscara; lave as mãos sempre que possível; mantenha distanciamento social; higienize as mãos com álcool em gel…

Mas quando a pessoa testa positivo para a covid-19, quais são os procedimentos? Quando a pessoa realmente pode sair do isolamento?

Ouça a reportagem:

O infectologista Luiz Jorge Moreira Neto explica que, em casos leves e moderados, o paciente pode sair do isolamento e voltar ao convívio social após 10 dias depois do primeiro sintoma. Neste caso, o paciente tem que estar obrigatoriamente sem febre há pelo menos 48h.

“É preciso checar se o paciente não tem nenhum fator de risco. Se for um caso complicado, em que eventualmente o paciente precise ir para o hospital, o tempo de isolamento é, por precaução, ampliado para 20 dias”, explicou.

O infectologista reforça a necessidade dos cuidados para o retorno ao convívio social.

Descobri que estou com Covid-19, o que fazer?

A primeira orientação para quem testa positivo para covid é não iniciar nenhum tratamento precoce, reforça Neto. Segundo ele, “é comprovado cientificamente e na prática que tratamento precoce não funciona contra a Covid”.

Neste caso, o infectologista orienta o distanciamento social. “Orientamos as pessoas a manterem distanciamento para a não transmissão da doença. Cerca de 95% das pessoas infectadas vão passar muito bem por isso. Se a partir do 7º dia, os pacientes começarem a apresentar complicações – e as complicações são realmente tardias, demorando de 5 a 7 dias para aparecer -, devem procurar o hospital e realizar exames para verificar se há fator de gravidade. Esses casos são os que podem complicar, e existem tratamentos específicos que só podem ser iniciados nessa fase”, alerta.

Segundo Neto, a prescrição de algum medicamento como hidroxicloroquina, não funciona no tratamento contra a covid-19. “É uma orientação referência para todo o Brasil da Sociedade Brasileira de Infectologia e da Sociedade Brasileira de Pneumologia”, disse.

Estou com suspeita de Covid-19, e agora?

O infectologista explica que, quando uma pessoa tem a suspeita de estar com covid, a orientação é procurar um médico.

Os principais sintomas são: febre, dor no corpo, dor de cabeça, nariz escorrendo, nariz entupido, perda ou diminuição da capacidade de sentir cheiro ou gosto.

“Tendo esses sintomas, a pessoa deve procurar um serviço médico e solicitar o exame, que deve ser coletado entre 3 a 5 dias após o início dos sintomas. Porém, pode acontecer de o exame dar positivo mesmo se coletado antes”, explicou.

O médico reforça que, “até que saia o resultado do exame, o paciente deve ficar em afastamento das outras pessoas. Ficar isolado e, mesmo em casa, utilizar máscara e álcool em gel constantemente.”

Acesse GMC Online

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade