Passado: não se vive dele e não se pode esquecê-lo
CBN Maringá

Opinião

Passado: não se vive dele e não se pode esquecê-lo

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 12/02/2024 - 15:30

Passado é o bom conselheiro.

Ninguém veio do nada. O passado não é papel em branco. Também, concordo, não se pode viver nele. Ficar lembrando e relembrando com um saudosismo depressivo. Prática daquele que considera o presente uma consequência de uma má escolha.

Porém, o passado é fonte de consulta. Lugar para entender as origens e colocar os olhos no futuro sobre uma “outra” perspectiva.

Muitas vezes nossas escolhas são feitas exclusivamente com “os pés” no presente, e isso pode ser enganoso. O que vivemos no imediato não é o que parece quando conseguimos ponderar com as experiências.

Vida se mede vivendo.

Quantas coisas nós já vivemos? Aquelas que ao relembrar, com uma dose de racionalidade, conhecimento científico e com valores apurados nos amadurece para tomar decisões?

A dose de racionalidade é porque não se pode agir por impulso. Tem que se ter consciência de que a experiência vivida não se repete. Porém, aprendemos com o sentido das ocorrências. Em especial os acontecimentos relevantes.

Aquilo de saber separar o que é fato ou fake, o que importa ou não, precisa de um bom senso crítico e de análise. O passado não é só nossa sensação ou percepção do que ocorreu, é também objetiva, fato vivido por outras pessoas.

Por mais que as coisas que aconteceram sejam fatos inquestionáveis, nossas lembranças estão contaminadas e nossas versões sobre o passado são contaminadoras. Distorcem a realidade invariavelmente na busca de nos proteger da verdade dolorosa ou indesejada.

Passado é fato e não intenção.

Temos que cuidar com os vícios excessivos de distorção de nossa memória. Encarar os dissabores que o passado nos aponta, o quanto já fomos desagradáveis e compactuamos com ações de violência, discriminação e extremismos, nos ajuda a amadurecer e rever atitudes.

Repensar a real medida em que se dá aos atos que estão a nossa volta é coisa de gente grande. Por isso, os pequenos se escondem a sombra do que se impõe.

Assim e por isso, não despreze, nem deturpe, não violente ou negligencie seu passado. Ele pode ser um bom conselheiro em tempos de crise. Nos lugares que faltam coerência e ação assertiva, o passado pode ser de grande ajuda, um bom senso de justiça.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade