Partido Novo seleciona candidatos
Acompanhe O Assunto é política com Diniz Neto, de segunda a sexta, às 09h40 e às 14h20

O Assunto é Política

Partido Novo seleciona candidatos

O Assunto é Política por Diniz Neto em 30/07/2019 - 10:03

30 de julho, terça-feira. Dia Internacional da Amizade, comemorado em vários países.
No Brasil a data mais comemorada é 20 de julho, o Dia do Amigo.

De qualquer forma, sempre e boa uma data para lembrar as boas amizades.

 

Assuntos na coluna de hoje: 
- PARTIDO NOVO PREPARA PROCESSO SELETIVO
- ELEIÇÃO PARA O CONSELHO TUTELAR
- O QUE FAZ UM CONSELHEIRO TUTELAR?
- A QUEM OS CONSELHOS SÃO VINCULADOS?
- SILVIO BARROS
- CÂMARA DE MACEIÓ AUMENTA NÚMERO DE VEREADORES

PARTIDO NOVO PREPARA PROCESSO SELETIVO
Começará no próximo dia 15 de agosto mais um processo seletivo do Partido NOVO.

Para ser candidato, o filiado precisa participar de uma avaliação, ficando sujeito a à aprovação para poder representar o partido.

No último sábado o partido NOVO realizou um curso, coordenado por Tiago Martines. Os participantes receberam informações sobre os valores do partido e quais são as atitudes esperadas pelos candidatos.

PRONTO
O empresário Tiago Martines foi candidato a deputado federal pelo NOVO. Ele é um dos líderes do partido e está habilitado a ser candidato.

Muitos defendem a sua candidatura a prefeito, mas ele está em condições de integrar a chapa do partido à Câmara Municipal.

ELEIÇÃO PARA O CONSELHO TUTELAR
Das inscrições iniciais para conselheiros tutelares, restaram cerca de 30 candidatos, que se submeteram a uma prova, no fim de semana.

Tenho um amigo que está acompanhando atentamente o processo e tem me repassado informações importantes. Na prova se destacaram dois conselheiros que concorrem à reeleição, Renata Gomes e Jaime Correia.

Na fase de apresentação dos documentos comprobatórios de experiência e trabalho voluntário na área também se verificaram muitos problemas. Os candidatos precisavam acertar pelo menos 60% da prova referente à legislação.

Vamos aguardar para saber quem serão os candidatos habilitados para a eleição, que ocorrerá no dia 6 de outubro, das 8 horas às 17 horas.

Importante que as pessoas conheçam os candidatos e escolham pessoas qualificadas para a função, que é importante para a comunidade.

O QUE FAZ UM CONSELHEIRO TUTELAR?
Os conselhos tutelares têm a tarefa de garantir os direitos da população de até 17 anos. A atuação desse órgão ocorre diante de uma situação de ameaça ou de violação dos direitos com o objetivo de proteger a criança ou o adolescente que está em situação de vulnerabilidade. 
O conselho não é responsável por atender as crianças e sim atuar para que os órgãos responsáveis realizem o atendimento.
A QUEM OS CONSELHOS SÃO VINCULADOS?
Os conselhos são vinculados ao Poder Executivo Municipal, mas se caracterizam como instituições independentes. Isso quer dizer que um conselho tutelar não precisa da permissão de nenhum órgão para agir e que não é submisso à prefeitura. Assim, o conselheiro é um servidor público, no entanto não é empregado e nem subordinado ao prefeito.

O conselho tutelar pode ser fiscalizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, pela Justiça da Infância e da Juventude e pelo Ministério Público. Sendo que o Poder Judiciário pode rever uma decisão do conselho tutelar, a partir do pedido de quem se sentiu prejudicado. As entidades e a sociedade civil também podem fiscalizar o funcionamento do conselho tutelar para garantir que cumpra sua função de proteção às crianças e adolescentes.

SILVIO BARROS
Sempre que noticiamos os nomes dos pré-candidatos a pergunta é certa: E o Silvio Barros?

Conversei com ele e me confirmou que tem recebido muitos pedidos para ser candidato. Na verdade, há uma verdadeira pressão para isso. No entanto, ele não decidiu o que fará no ano que vem.

A eleição terá um cenário diferente se ele for candidato. Mas será preciso aguardar o que ele decidirá.

CÂMARA DE MACEIÓ AUMENTA NÚMERO DE VEREADORES
Retornando ao assunto, a Câmara Municipal de Maceió aumentou, no primeiro semestre, o número de cadeiras, de 21 para 25 vereadores.

O Ministério Público Estadual (MPE) decidiu pelo arquivamento da ação que contestava o aumento do número de vagas de vereadores.

O presidente da Câmara, Kelmann Vieira (PSDB), destacou que a Câmara aprovou o Projeto de Lei sobre o assunto dentro de todas as regras previstas na legislação.

Maceió tem 1.012.382 habitantes.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade