Paraná tem nove candidatos ao Governo e dez ao Senado
Imagem ilustrativa/Foto: TSE/divulgação

Eleições 2022

Paraná tem nove candidatos ao Governo e dez ao Senado

Eleições 2022 por Redação CBN Maringá em 08/08/2022 - 18:23

Com o término do prazo para a realização de convenções partidárias, na última sexta-feira (05), partidos políticos oficializaram o nome de nove candidatos ao Governo do Paraná.

Foram confirmados, em ordem alfabética, Adriano Teixeira (PCO), Angela Machado (PSOL), Ivan Ramos Bernardo (PSTU), Joni Correia (DC), Ratinho Junior (PSD), Ricardo Gomyde (PDT), Roberto Requião (PT), Solange Ferreira Bueno (PMN) e Vivi Motta (PCB).

A candidatura de Adriano Teixeira foi confirmada pelo Partido da Causa Operária (PCO) no dia 31 de julho. Teixeira é de Paranavaí e concorre ao governo pela primeira vez. Em 2020, disputou o cargo de vereador na cidade.

A federação composta pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e pela Rede oficializou a candidatura de Angela Machado ao Governo do Paraná no dia 30 de julho. Angela é formada em história e atua na rede pública estadual de ensino há 24 anos. Concorreu ao cargo de vereadora de Curitiba em 2016 e 2020.

Também no dia 30 de julho, o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) confirmou o nome do Professor Ivan Bernardo como candidato ao governo do Paraná. Ivan Ramos Bernardo é professor da rede estadual de educação e concorre pela segunda vez ao cargo de governador.

O Democracia Cristã (DC) confirmou no dia 23 de julho a candidatura de Joni Correia ao governo do Paraná. O candidato é formado em Direito e Publicidade. Ele é dono de uma empresa de consultoria e vai concorrer ao governo pela primeira vez.

O nome do governador Ratinho Junior como candidato à reeleição no Paraná foi oficializado no dia 30 de julho pelo Partido Social Democrático (PSD).

Ratinho Junior é empresário e comunicador e está na política desde 2002, quando foi eleito deputado estadual. Foi deputado federal e secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano.

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) confirmou a candidatura de Ricardo Gomyde ao governo do Paraná no dia 30 de julho. Gomyde é advogado e foi eleito deputado federal em 1994. Chegou a cumprir mandato como vereador de Curitiba em 2001, mas em 2002 para assumir a presidência da Paraná Esporte, cargo que ocupou até 2009.

A Federação partidária formada pelo Partido dos Trabalhadores, Partido Comunista do Brasil e Partido Verde oficializou o nome do ex-governador e ex-senador Roberto Requião (PT) para o governo do Paraná no dia 23 de julho.

Requião foi prefeito de Curitiba, governador do Paraná por três vezes e senador por dois mandatos.

No dia 30 de julho, o Partido da Mobilização Nacional (PMN) confirmou a candidatura de Solange Ferreira Bueno ao Governo do estado. Solange é professora de música e se candidata a um cargo público pela primeira vez.

Já o Partido Comunista Brasileiro (PCB) oficializou o nome de Vivi Motta ao Governo do Paraná no dia 30 de julho. Viviane Motta é formada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e atuou na rede estadual do Paraná como professora de sociologia.

Até agora somente Professor Ivan Bernardo (PSTU) e Roberto Requião (PT) pediram o registro de candidatura no Tribunal Superior Eleitoral.

 

Candidatos ao Senado Federal

Para o Senado, os partidos oficializaram 12 candidatos. No entanto, 10 devem concorrer nas eleições deste ano.

Isso porque Guto Silva que teve o nome confirmado pelo Progressistas no dia 23 de julho desistiu da disputa para coordenar a campanha à reeleição do governador Ratinho Junior (PSD) e a direção nacional do PSDB retirou a candidatura de Cesar Silvestre Filho para apoiar Alvaro Dias (Podemos). Silvestre entrou na Justiça para reverter a decisão.

Os candidatos ao Senado oficializados pelos partidos são, em ordem alfabética, Aline Sleutjes (PROS), Alvaro Dias (Podemos), Carlos Saboia (PMN), Desiree Salgado (PDT), Laerson Matias (PSOL), Orlando Pessuti (MDB), Paulo Eduardo Martins (PL), Roberto França (PCO), Rosane Ferreira (PV) e Sergio Moro (União Brasil).

A candidatura de Aline Sleutjes ao Senado Federal foi confirmada no dia 30 de julho pelo Partido Republicano da Ordem Social (PROS). Aline Sleutjes é deputada federal em primeiro mandato. A candidata é natural de Castro e foi vereadora do município em 2005 e 2013. Aline Sleutjes é formada em Educação Física e tem pós-graduação em Gestão Escolar.

O Podemos oficializou no dia 05 de agosto a candidatura de Alvaro Dias ao Senado. Dias é licenciado em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmente cumpre mandato como senador e em 2018 foi candidato à presidência da república.

O senador já cumpriu mandato como vereador, deputado estadual, deputado federal e foi eleito governador do Paraná em 1986. Dias tenta ser reeleito pelo quinto mandato como senador.

O Partido da Mobilização Nacional (PMN) confirmou a candidatura de Carlos Saboia ao cargo de senador no dia 05 de agosto. Saboia é médico ortopedista e foi vereador de Maringá entre 2009 e 2012.

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) oficializou, no dia 30 de julho, a candidatura de Desiree Salgado ao Senado pelo Paraná. Desiree é mestre e doutora em Direto pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), se filiou ao partido em 2021 e concorre pela primeira vez ao Senado.

O nome de Laerson Matias foi oficializado como candidato ao Senado Federal no dia 30 de julho pela federação do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e Rede. Matias foi candidato a deputado estadual em 2006 e a vereador de Cascavel em 2016.

O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) oficializou a candidatura de Orlando Pessuti ao Senado Federal no dia 25 de julho.

Pessuti foi vice-governador do estado entre 2003 e 2010. Foi governador de abril de 2010 a janeiro de 2011 depois que Roberto Requião renunciou ao cargo para se candidatar ao Senado.

Orlando Pessuti é formado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e foi deputado estadual por cinco mandatos entre 1983 e 2002.

O nome de Paulo Eduardo Martins foi confirmado como candidato ao Senado pelo Paraná em convenção do Partido Liberal (PL) no dia 03 de agosto. Martins é deputado federal, eleito em 2018. Foi suplente na legislatura anterior e assumiu uma vaga na Câmara Federal em 2016. O candidato também é jornalista.

No dia 31 de julho, o Partido da Causa Operária (PCO) confirmou a candidatura de Roberto França ao Senado. França é professor de geografia, especializado em geopolítica e economia política. Atuou no ensino médio atua no ensino superior há 16 anos. O candidato é formado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).

A federação formada entre o PV, o PT e o PC do B oficializou o nome de Rosane Ferreira como candidata ao Senado no dia 03 de agosto. Rosane foi eleita vereadora de Araucária em 2020 e renunciou no ano passado. Foi deputada estadual entre 2007 e 2010 e deputada federal entre 2011 e 2014.

O União Brasil oficializou no dia 02 de agosto a candidatura de Sergio Moro ao Senado. Moro é formado em direito na Universidade Estadual de Maringá (UEM), fez aperfeiçoamento na escola de direito da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Em 2000, concluiu o mestrado em Direito do Estado na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e em 2002 o doutorado na área de direito constitucional.

O candidato foi juiz da 13ª vara Federal de Curitiba, especializada em crimes financeiros e lavagem de dinheiro e atuou nos processos da Operação Lava Jato em primeira instância.

Sergio Moro se afastou do cargo de juiz federal em novembro de 2018 para assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública, pasta que permaneceu até 2020.

O prazo para registro de candidatura termina no dia 15 de agosto.

As informações são da CBN Ponta Grossa

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade