Paraná tem a menor taxa de internação de idosos desde o início da pandemia
Imagem Ilustrativa | Foto: Geraldo Bubniak/Agência Estadual de Notícias

Vacinação

Paraná tem a menor taxa de internação de idosos desde o início da pandemia

Saúde por Luciana Peña em 16/06/2021 - 13:09

24% dos pacientes que deram entrada em UTIs nos primeiros quinze dias de junho tem 60 anos ou mais. Antes da vacinação, essa taxa ficava acima de 60%. 

Os idosos começaram a ser vacinados contra a Covid-19 em fevereiro deste ano. Agora, com a grande maioria imunizada com as duas doses, é possível avaliar os resultados.

Segundo a Secretaria de Saúde do Paraná, já se pode notar uma redução nas internações de pessoas de 60 anos ou mais nas UTIs.

A Sesa divulgou um balanço com dados de maio e junho. Desde o início da pandemia, 60% dos pacientes que davam entrada nas UTIs tinham 60 anos ou mais.

Em maio esse percentual caiu para 33% e nos primeiros quinze dias deste mês a taxa ficou em 24%.

Os dados são da Regulação Estadual de Leitos, administrada pela Secretaria de Estado da Saúde, e não incluem informações de Curitiba, Região Metropolitana e dos hospitais particulares.

Mas as UTIs nunca estiveram tão lotadas. A razão disso é que houve um aumento de pacientes na faixa de idade entre 40 e 50 anos, que saltou de 10% para 21% de todos os internados em UTIs de janeiro a maio deste ano.

Os pacientes de 30 a 40 anos representavam 6% dos internados, agora são 11%.

O governador Ratinho Junior disse, em entrevista à Agência Estadual de Notícias, que o objetivo é ampliar a vacinação o mais rápido possível para toda a população adulta. [ouça o áudio acima]

Dos 14.418 pacientes internados em UTIs exclusivas para Covid-19 no interior do estado no ano passado, 9.061 tinham 60 anos ou mais. Até esta terça-feira, 2.041.861 pessoas de 60 anos ou mais tinham sido vacinadas no Paraná.

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade