Os idosos começaram a ser vacinados contra a Covid-19 em fevereiro deste ano. Agora, com a grande maioria imunizada com as duas doses, é possível avaliar os resultados.
Segundo a Secretaria de Saúde do Paraná, já se pode notar uma redução nas internações de pessoas de 60 anos ou mais nas UTIs.
A Sesa divulgou um balanço com dados de maio e junho. Desde o início da pandemia, 60% dos pacientes que davam entrada nas UTIs tinham 60 anos ou mais.
Em maio esse percentual caiu para 33% e nos primeiros quinze dias deste mês a taxa ficou em 24%.
Os dados são da Regulação Estadual de Leitos, administrada pela Secretaria de Estado da Saúde, e não incluem informações de Curitiba, Região Metropolitana e dos hospitais particulares.
Mas as UTIs nunca estiveram tão lotadas. A razão disso é que houve um aumento de pacientes na faixa de idade entre 40 e 50 anos, que saltou de 10% para 21% de todos os internados em UTIs de janeiro a maio deste ano.
Os pacientes de 30 a 40 anos representavam 6% dos internados, agora são 11%.
O governador Ratinho Junior disse, em entrevista à Agência Estadual de Notícias, que o objetivo é ampliar a vacinação o mais rápido possível para toda a população adulta. [ouça o áudio acima]
Dos 14.418 pacientes internados em UTIs exclusivas para Covid-19 no interior do estado no ano passado, 9.061 tinham 60 anos ou mais. Até esta terça-feira, 2.041.861 pessoas de 60 anos ou mais tinham sido vacinadas no Paraná.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550