Nesta quarta-feira (30), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) decretou o fim da epidemia de H3N2 no Paraná. A doença é um tipo do vírus da Influenza A. A decisão de suspender o estado de epidemia foi tomada devido à redução progressiva de casos da doença no Estado.
O Paraná estava em situação de epidemia por H3N2 desde o dia 12 de janeiro, após o aumento no número de casos e mortes fora do período sazonal. Em entrevista à Agência Estadual de Notícias (AEN), o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, disse que a transmissão do vírus se intensificou no início deste ano porque houve um grande número de aglomerações no fim de 2021. [ouça o áudio acima]
Segundo Beto Preto, a nova versão da vacina da gripe, que contempla os vírus H1N1, H3N2 e a cepa B, é uma das melhores formas de prevenção da doença e de uma nova epidemia. [ouça o áudio acima]
A Campanha Nacional de Imunização contra a gripe começa na próxima segunda-feira, dia 4 de abril, e vai até o dia 3 de junho.
O Paraná soma 2.123 casos de H3N2 e 118 mortes pela doença. Ao todo, Maringá registrou 63 casos e sete óbitos por complicações da doença.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550