Paralisação de professores pode prejudicar alunos do ensino médio
Imagem Ilustrativa/Foto: EBC

Paraná

Paralisação de professores pode prejudicar alunos do ensino médio

Educação por Luciana Peña em 25/11/2019 - 12:54

Os professores da rede estadual de ensino vão parar a partir do dia 2 de dezembro caso o  Governo do Estado não abra diálogo sobre a reforma da Previdência. A categoria decidiu pela greve no último sábado. O motivo principal é a reforma proposta pelo Estado, que segundo os professores, foi elaborada sem ouvir os servidores. É o que diz a  professora Marlei Fernandes, da APP Sindicato.

Se a categoria parar mesmo, o ano letivo não será encerrado dia 19 de dezembro como está previsto. Os mais prejudicados serão os alunos do ensino médio, que estão se preparando para o vestibular.

Segundo a APP Sindicato, um dos itens da reforma prevê a contribuição de servidores aposentados que ganhem a partir de dois salários mínimos de benefício. Atualmente, só está obrigado a contribuir o inativo que ganha acima do teto de  R$ 5.839,00. A CBN entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria de Educação do Paraná e aguarda um retorno.

Atualizado às 16h44-  Em nota o Governo do Estado informou que:

"A nova previdência do servidor público do Paraná segue rigorosamente a legislação aprovada no Congresso Nacional, após ampla discussão com os mais diversos setores da sociedade. 
Não se trata, portanto, de uma decisão casuística e sim de cumprir a obrigação de atualizar o marco legal dos regimes próprios de previdência dos Estados, adotando o novo preceito constitucional brasileiro.
No Paraná, a medida contribui para estancar o crescimento do deficit já existente para o pagamento de aposentadorias e pensões. Neste ano, a insuficiência financeira do sistema será de R$ 6,3 bilhões. O valor é superior ao orçamento do Estado para a área de saúde. Ao mesmo tempo, a proposta do Governo do Estado capitaliza e fortalece o Fundo de Previdência. 

As projeções mostram que em cinco anos o fundo vai retomar a capacidade financeira e em até 30 anos será autossuficiente. Com isso, ficam plenamente assegurados os pagamentos dos benefícios aos servidores.

O projeto de reforma da previdência cumprirá todo o rito legal na Assembleia Legislativa, fórum adequado para o debate a respeito da proposta, conforme já demonstrado na tramitação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) no âmbito federal."

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade