Panfletagem na Avenida Brasil conscientiza sobre o câncer de mama
Foto: Luciana Peña/CBN Maringá

Outubro Rosa

Panfletagem na Avenida Brasil conscientiza sobre o câncer de mama

Saúde por Luciana Peña em 05/10/2021 - 10:04

No mês de prevenção, o Outubro Rosa, todas as secretarias municipais de Maringá têm ações programadas. A Secretaria da Mulher (SeMulher) fez panfletagem no centro da cidade para reforçar a necessidade dos exames preventivos.

O Outubro Rosa é um mês de conscientização sobre o câncer de mama. Em 2019 mais de 18 mil mulheres morreram de câncer de mama no Brasil e a estimativa para 2022 é de 66 mil novos casos da doença, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Os exames preventivos podem detectar o tumor em fases iniciais aumentando as chances de cura. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece os exames preventivos e o tratamento.

Na pandemia, estima-se que muitas mulheres deixaram de realizar os exames preventivos por medo de procurar unidades de saúde.

Não foi o caso de Rose Lombardi, de 56 anos. Ela tem casos de câncer na família e não deixou de realizar os exames em 2020 e este ano. [ouça o áudio acima]

As secretarias municipais de Maringá programaram uma série de ações para marcar o Outubro Rosa.

Nesta terça-feira (5), servidoras da Secretaria da Mulher (SeMulher) distribuíram panfletos no centro da cidade para alertar a população

A secretária da Mulher, Terezinha Pereira, diz que o alerta é maior em função da pandemia. [ouça o áudio acima]

Entre as ações programadas para este mês está um torneio feminino de futsal no Ginásio de Esportes ao lado do Parque do Japão, nos dias 22, 23 e 24. Os homens também têm câncer de mama, mas a incidência é bem menor, em torno de 1% do total de casos da doença, de acordo com o Inca.

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Foto: Luciana Peña/CBN Maringá
Foto: Luciana Peña/CBN Maringá

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade