Pandemia, de quem é a culpa?
CBN Maringá

Opinião

Pandemia, de quem é a culpa?

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 14/06/2021 - 09:20

Em plena pandemia, quem tem o poder e a obrigação de ter eficiência em responder o problema?

As opiniões se dividem. Alguns argumentam o governo federal como incapaz de tomar medidas coerentes e orientar a ação dos estados e municípios. O tal do “plano nacional de combate a covid-19”.

Outros consideram que os governos estaduais e municípios devem tomar para si a responsabilidade de agir e coordenar as ações de monitoramento, controle e vacinação. O consórcio de municípios para comprar a vacina naufragou e mesmo as medidas metropolitanas não se acertam. Uma cidade fecha por decreto a outra abre, as duas conurbadas.

O cidadão também não escapa das críticas, é vilão para muitos. O principal responsável com comportamentos inadequados e propagador da doença em diversos ambientes. Promove aglomerações e desrespeita medidas. Porém, uma parte considerável da população não tem como evitar sair de casa e conviver com aglomerações no transporte coletivo, por exemplo.

Há um outro elemento que precisa ser levado em conta, a cadeia mundial na qual o país está envolvido e que não pode escapar. Fazemos parte de uma relação de produtos e serviços ligados a uma economia global. Se não na totalidade de forma direta, mas em sua parte considerável recebemos seus efeitos.

A contaminação foi uma demonstração disso. Do quanto a relação mundial permite a propagação de um vírus de forma rápida e de difícil controle. Já não temos uma vida regional fundada no isolamento, há um grupo de pessoas, limitado, que sempre estão indo e vindo. A pandemia não precisa mais vir só de navio, vem pelo ar com tanta agilidade como e por terra quando possível.

Nas localidades, o isolamento existe, mas não a perda de contato. Muitas pessoas podem não ter condições de viajar, se deslocar, ser a turista. Fica presa as condições de vida local. Mas está sujeita a contaminação da mesma forma. E nas condições precárias que vivem, sofrem quando são contaminadas.

Logo, a cada medida que tomamos temos que ter a noção dos limites que elas têm. Aonde podem chegar e o quanto estamos expostos aos problemas nesta cadeia de relações que vão muito além dos poderes públicos e privados estabelecidos. Entre governos, governantes e governados, nossa vida está sujeita a inseguranças que não há decretos ou medidas que possam nos proteger.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade