Ouvinte quer saber: e os lava-jatos, vão reabrir?

15/04/2020 / Atualizado em 25/10/2025 Por Victor Simião
Ouvinte quer saber: e os lava-jatos, vão reabrir?

Em Maringá, ainda não há data para reabertura desses locais. Segundo assessoria de imprensa da Prefeitura, todos os mais de 230 setores que atuam na cidade estão sendo avaliados. Borracharias e auto peças, além de oficinas, estão em funcionamento. 


Ouça a reportagem completa:

 

O Carlos Massaki é um dos inúmeros ouvintes que têm mandando mensagem ou ligado para a nossa redação. Devido à crise do coronavírus, a CBN Maringá, assim como outros veículos de imprensa, têm sido o local para obter respostas e informações verdadeiras quanto ao que está acontecendo na cidade e região. 

Massaki enviou pelo Facebook uma mensagem falando que o município havia liberado havia alguns dias o funcionamento de borracharias e autopeças, mas que tinha deixado de lado os lava-jatos automotivos. Uma área essencial, segundo Massaki. Como justificativa, o ouvinte escreveu que esses locais podem lavar automóveis que estejam sujos, com bactérias. Ele terminou a mensagem pedindo à CBN que buscasse um comunicado por parte da Prefeitura de Maringá em relação aos lava-jatos.

A reportagem entrou em contato com a comunicação do Executivo municipal, querendo saber se já havia algum estudo para liberar o funcionamento desses estabelecimentos. A resposta é a de que não, não há. Como a cidade tem 230 segmentos de atuação, boa parte deles fechados devido à covid-19, tudo tem sido analisado com calma. 

Não há prazo para que volte o funcionamento.

Desde o dia 7 de abril, as oficinas mecânicas, auto socorro, borracharias e delivery de autopeças estão autorizados a funcionar em Maringá. A normalização ocorreu por meio do  decreto municipal nº 502/2020.

A partir desta semana, construção civil e indústria voltaram a funcionar parcialmente na cidade. Há uma série de regras estabelecendo o número de funcionários, por exemplo.. 

Na terça-feira, a Associação Comercial e Empresarial de Maringá e o Sivamar, sindicato que representa comerciantes e varejistas na cidade, se reuniram com o prefeito Ulisses Maia. Eles apresentaram uma proposta de retomada aos poucos do comércio. A prefeitura informou que iria analisar. 

Nesta semana, após liminar da Justiça, bares e restaurantes começaram a permitir retirada de produtos no balcão.