Ouvinte aponta falhas no aplicativo Aula Paraná
Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Você faz a pauta

Ouvinte aponta falhas no aplicativo Aula Paraná

Educação por Luciana Peña em 23/09/2020 - 09:11

A ouvinte da CBN Maringá, que sugeriu esta pauta, diz que o filho, estudante do 8º ano do ensino fundamental na rede estadual de ensino precisou recorrer ao material impresso para fazer as tarefas no ensino remoto.

O aplicativo Aula Paraná tem sido utilizado por boa parte dos alunos da rede estadual de ensino no estado desde o início da pandemia.

Já são meses neste sistema. Outras opções para quem não tem internet são as aulas pela TV ou material impresso retirado na escola.

A ouvinte da CBN Maria Clara Félix entrou em contato para reclamar que o filho precisou recorrer ao material impresso porque o aplicativo estava apresentando falhas.

O filho dela estuda o oitavo ano do ensino fundamental. Ela aponta dois problemas: o material didático enviado via online nem sempre dá para ler porque vem desconfigurado com linhas emboladas e texto cortado.

E as lições quando são enviadas ao professor para correção não chegam ao destino quando se clica em enviar. É preciso refazer o procedimento por outros caminhos.

Ela disse que uma pedagoga constatou o erro. [ouça no áudio acima]

A CBN entrou em contato com a Secretaria de Educação do Paraná, para saber se a falha é no aplicativo ou no dispositivo do aluno, e aguarda um retorno.

Foto: Enviada pela ouvinte. Mostra texto desconfigurado, com informações "cortadas"
Foto: Enviada pela ouvinte. Mostra texto desconfigurado, com informações "cortadas"

Atualizado às 15h - A Seed, Secretaria de Educação do Paraná, analisou os dados e o vídeo enviado pela ouvinte e concluiu que o problema não está no aplicativo.

Confira o que diz a Seed:

"Sobre a reclamação da mãe, o arquivo em questão não é disponibilizado pela equipe da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná (Seed-PR).

Arquivos em formato (.pdf) ou (.doc) não são enviados para alunos por nenhuma plataforma (veja abaixo todas detalhadas). O material foi enviado por um professor, que será orientado a corrigir esse problema. A Seed-PR lembra que os professores da rede estadual têm autonomia para enviar materiais além dos que são oferecidos pela secretaria.
Detalhes sobre as plataformas e o que contém cada uma:
A Seed-PR apresenta o Aula Paraná por meio de 5 plataformas diferentes: TV aberta, YouTube, Google Classroom, Aplicativo Aula Paraná e Trilhas de Aprendizagem.- Nos três canais de TV e no YouTube são transmitidas as aulas, seguindo grade fixa de transmissão.
- No Aplicativo Aula Paraná acontece interação em tempo real as transmissões, são disponibilizadas as apresentações eletrônicas (slides), além de bate papo interativo entre os alunos e professores.- No Google Classroom são postadas, diariamente seguindo a grade fixa, atividades contendo os seguintes links:

1) atividade obrigatória criada no Google Formulário (que conta como registro de presença do estudante);

2) link da apresentação eletrônica da aula gravada (slides, arquivo em .pptx);

3) link do livro didático para apoio; (links em formato e-book das próprias editoras); e4) videoaulas gravadas em anexo a atividade postada.

Já para os (as) estudantes que não têm acesso a nenhuma tecnologia digital, a SEED apresenta as Trilhas de Aprendizagem. São as mesmas atividades postadas no Google Classroom, porém organizadas e diagramadas para serem impressas. Essas atividades são impressas quinzenalmente pela escola e distribuídas aos estudantes, pais ou responsáveis junto com a merenda."

Este assunto é uma sugestão da ouvinte Maria Clara Félix. Quer também enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade