Ouvinte aponta falhas no aplicativo Aula Paraná
Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Você faz a pauta

Ouvinte aponta falhas no aplicativo Aula Paraná

Educação por Luciana Peña em 23/09/2020 - 09:11

A ouvinte da CBN Maringá, que sugeriu esta pauta, diz que o filho, estudante do 8º ano do ensino fundamental na rede estadual de ensino precisou recorrer ao material impresso para fazer as tarefas no ensino remoto.

O aplicativo Aula Paraná tem sido utilizado por boa parte dos alunos da rede estadual de ensino no estado desde o início da pandemia.

Já são meses neste sistema. Outras opções para quem não tem internet são as aulas pela TV ou material impresso retirado na escola.

A ouvinte da CBN Maria Clara Félix entrou em contato para reclamar que o filho precisou recorrer ao material impresso porque o aplicativo estava apresentando falhas.

O filho dela estuda o oitavo ano do ensino fundamental. Ela aponta dois problemas: o material didático enviado via online nem sempre dá para ler porque vem desconfigurado com linhas emboladas e texto cortado.

E as lições quando são enviadas ao professor para correção não chegam ao destino quando se clica em enviar. É preciso refazer o procedimento por outros caminhos.

Ela disse que uma pedagoga constatou o erro. [ouça no áudio acima]

A CBN entrou em contato com a Secretaria de Educação do Paraná, para saber se a falha é no aplicativo ou no dispositivo do aluno, e aguarda um retorno.

Foto: Enviada pela ouvinte. Mostra texto desconfigurado, com informações "cortadas"
Foto: Enviada pela ouvinte. Mostra texto desconfigurado, com informações "cortadas"

Atualizado às 15h - A Seed, Secretaria de Educação do Paraná, analisou os dados e o vídeo enviado pela ouvinte e concluiu que o problema não está no aplicativo.

Confira o que diz a Seed:

"Sobre a reclamação da mãe, o arquivo em questão não é disponibilizado pela equipe da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná (Seed-PR).

Arquivos em formato (.pdf) ou (.doc) não são enviados para alunos por nenhuma plataforma (veja abaixo todas detalhadas). O material foi enviado por um professor, que será orientado a corrigir esse problema. A Seed-PR lembra que os professores da rede estadual têm autonomia para enviar materiais além dos que são oferecidos pela secretaria.
Detalhes sobre as plataformas e o que contém cada uma:
A Seed-PR apresenta o Aula Paraná por meio de 5 plataformas diferentes: TV aberta, YouTube, Google Classroom, Aplicativo Aula Paraná e Trilhas de Aprendizagem.- Nos três canais de TV e no YouTube são transmitidas as aulas, seguindo grade fixa de transmissão.
- No Aplicativo Aula Paraná acontece interação em tempo real as transmissões, são disponibilizadas as apresentações eletrônicas (slides), além de bate papo interativo entre os alunos e professores.- No Google Classroom são postadas, diariamente seguindo a grade fixa, atividades contendo os seguintes links:

1) atividade obrigatória criada no Google Formulário (que conta como registro de presença do estudante);

2) link da apresentação eletrônica da aula gravada (slides, arquivo em .pptx);

3) link do livro didático para apoio; (links em formato e-book das próprias editoras); e4) videoaulas gravadas em anexo a atividade postada.

Já para os (as) estudantes que não têm acesso a nenhuma tecnologia digital, a SEED apresenta as Trilhas de Aprendizagem. São as mesmas atividades postadas no Google Classroom, porém organizadas e diagramadas para serem impressas. Essas atividades são impressas quinzenalmente pela escola e distribuídas aos estudantes, pais ou responsáveis junto com a merenda."

Este assunto é uma sugestão da ouvinte Maria Clara Félix. Quer também enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550