Operação da PF que investiga superfaturamento na compra de tênis escolares cumpre mandado em Maringá
Foto: Ilustrativa/Arquivo/Prefeitura de Marília

Operação Gold Sneaker

Operação da PF que investiga superfaturamento na compra de tênis escolares cumpre mandado em Maringá

País por Monique Manganaro/GMC Online em 01/06/2022 - 13:17

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quarta-feira, 1º, uma operação para cumprir 15 mandados judiciais de uma investigação que apura fraude em licitação e superfaturamento de preços na compra de itens de uniforme escolar pela Prefeitura de Marília (SP). Um dos mandados de busca e apreensão foi cumprido em Maringá.

Segundo informações da PF, a Operação Gold Sneaker aprofunda as investigações de supostas fraudes em procedimentos licitatórios e superfaturamento de preços no processo de compra de tênis escolares para alunos da rede municipal de ensino de Marília. Além de um mandado em Maringá, os policiais também cumpriram seis ordens judiciais em Marília, duas em São Paulo (SP), quatro em Sapiranga (RS), uma em Canela (RS) e uma em Navegantes (SC). 

A investigação começou após o Ministério Público paulista noticiar a possível fraude e suspeitar da utilização de recursos federais para pagar a empresa vencedora da licitação. Os elementos colhidos até agora indicam que a fraude teria ocorrido em pregão presencial realizado pela Prefeitura de Marília. 

Conforme a PF, os produtos indicados na licitação foram arrematados por aproximadamente R$ 2,2 milhões. A estimativa é que tenha ocorrido superfaturamento de mais de R$ 1 milhão. 

A polícia também investiga possível pagamento de propina a servidores públicos municipais.

Acesse GMC Online

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550