É, meus amigos. Haja imunidade para o maringaense aguentar as mudanças climáticas. Na semana passada, os termômetros chegaram a 13°C. Esta semana, rio 40°C, quer dizer, Maringá 40°C.
Pelo menos essa é a previsão do Simepar. E já estamos quase lá, Maringá atingiu 36°C no domingo e a máxima pode ultrapassar esse número nos próximos dias. Na sexta, máxima prevista de 41°C.
É a última semana do inverno, mas a gente até esquece, porque o mapa da previsão do tempo mostra sol e temperatura alta logo pela manhã.
Para aguentar o calor: muita água, protetor solar e um sorvetinho, dica da estudante de psicologia Késia Portela [ouça o áudio acima]
Esse calorão todo é reflexo de uma onda de calor que está atuando no Paraná. Até tem previsão de chuva para algumas regiões do estado, mas aqui no noroeste a máxima pode chegar aos 36°C, foi o que explicou o meteorologista do Simepar, Samuel Braun.
A Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) emitiu um alerta a população sobre os cuidados com a saúde por causa das temperaturas altas previstas para esta semana no estado. As recomendações são dirigidas principalmente para crianças e idosos.
O calor e umidade relativa do ar baixa podem causar exaustão, tontura, desmaios, dor de cabeça, náuseas, cólicas, brotoejas pelo corpo e inchaços, principalmente nos tornozelos, pés e mãos.
A principal recomendação é beber bastante água, disse a nutricionista da Sesa Cristina Klobukoski. [ouça o áudio acima]
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550