Oito em cada dez brasileiros se sentem atrasados na carreira
Imagem Ilustrativa | Foto: Freepik

Desafios

Oito em cada dez brasileiros se sentem atrasados na carreira

Economia por Brenda Caramaschi em 08/04/2025 - 08:00

A sensação de estar desatualizado tem afetado a maioria dos profissionais brasileiros. De acordo com uma pesquisa realizada pela Data Camp, plataforma especializada em cursos de dados e inteligência artificial, oito em cada dez brasileiros já sentiram que estavam ficando para trás em suas carreiras, seja pela rápida evolução das tecnologias, pelas novas exigências do mercado ou pela necessidade de desenvolver habilidades constantemente.

Diante desse cenário desafiador, o investimento em aprendizado contínuo tem se tornado a principal estratégia para manter a competitividade. Os cursos de curta duração lideram as preferências, sendo escolhidos por 61% dos entrevistados como a melhor forma de atualização profissional. Logo atrás, os vídeos educativos disponíveis na internet são a segunda opção mais buscada, com adesão de 60% dos profissionais. Além dessas alternativas, outras formas populares de aprimoramento incluem a leitura de artigos acadêmicos e o acompanhamento de especialistas nas redes sociais, prática adotada por 49% dos trabalhadores.

Em entrevista à CBN Maringá, Andreia Roma, especialista em liderança, fala sobre os fatores que têm contribuído para a crescente sensação de desatualização entre os profissionais brasileiros e como reverter esse cenário. “Tem que haver uma postura proativa”, diz, frisando que a postura é necessária tanto para gestores quanto para colaboradores.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade