Observatório Social avalia “checklist” da Prefeitura de Maringá
Foto: Divulgação/PMM

Acompanhamento

Observatório Social avalia “checklist” da Prefeitura de Maringá

Política por Victor Simião em 15/07/2020 - 18:14

Executivo decidiu criar uma lista de pré-requisitos para que as dispensas de licitações sejam feitas durante a pandemia. A entidade, que costuma criticar os certames do município, gostaria que o “checklist” fosse aplicado a todas as secretarias. A Prefeitura diz não haver nenhum plano nesse sentido no momento.

O Observatório Social de Maringá, entidade da sociedade civil organizada que acompanha gastos públicos, elogiou uma medida da Prefeitura. O Executivo, por meio da Controladoria-geral do Município, decidiu criar uma lista de verificação para os processos de dispensa de licitação durante a pandemia. Em outras palavras determinou que antes de uma licitação do tipo dispensa ser feita é necessário seguir um ‘checklist’. A informação foi divulgada pela CBN na terça-feira (14).

O Observatório costuma criticar a forma como os certames são feitos. Por isso, considerou a medida positiva, já que evita possíveis problemas na formulação do processo.

Em resumo, antes de uma licitação ser feita é necessário seguir alguns procedimentos, como cotação de preços e descrição clara do produto. Caso esses passos não sejam seguidos, o certame pode ser impugnado - o que já aconteceu em uma ou outra situação. Em linhas gerais, cada secretaria é responsável por fazer licitações. E é para os responsáveis em cada pasta que o checklist - ou lista de verificação - é voltado.

A determinação vale para o período de pandemia. E o foco está nas chamadas dispensas de licitação, autorizadas pelo Governo Federal para serem usadas no combate ao coronavírus. Essa modalidade é menos burocrática porque deixa para o município a cotação e a escolha de quem contratar - algo que não é tão simples em outros tipos de certames.

De acordo com a membro do OSM, Cristiane Tomiazzi, a ação da Prefeitura é louvável. O que se espera é que ela seja ampliada para outras pastas também. [ouça no áudio acima]

Procurada, a Prefeitura de Maringá disse que não há nenhuma avaliação interna para ampliar a lista de verificação, mas que busca constantemente melhorar as licitações.

Das quase 50 voltadas ao combate à Covid-19 na Prefeitura, quase todas foram do tipo dispensa.

O Observatório Social de Maringá diz que tem acompanhado os processos.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade